Geral | 13/06/2024

IGMA: Louveira continua em 1º lugar em Infraestrutura e Mobilidade Urbana na Região Metropolitana de Jundiaí

Louveira é a 10ª melhor cidade do Brasil no Geral entre 30 e 100 mil habitantes, e, ainda na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana é a 4ª melhor cidade quando comparada às 27 cidades das regiões metropolitanas de Campinas e Jundiaí; a categoria, aliás, é responsável por Louveira vencer em 2023 o Prêmio Cidades Excelentes do Grupo Bandeirantes devido às altas notas e excelência em boas práticas da gestão pública entre as cidades de 30 a 100 mil habitantes do Estado de São Paulo, fato inédito na história da cidade

A atualização do Índice de Gestão Municipal Aquila confirma Louveira pelo segundo ano consecutivo na 1ª posição em Infraestrutura e Mobilidade comprada às 7 cidades da Região Metropolitana de Jundiaí, com nota 91.03. A categoria, aliás, é responsável por Louveira vencer em 2023 o Prêmio Cidades Excelentes do Grupo Bandeirantes devido às altas notas e excelência em boas práticas da gestão pública entre as cidades de 30 a 100 mil habitantes do Estado de São Paulo, fato inédito na história da cidade.

Segundo os indicadores, Louveira é a 10ª melhor cidade do Brasil no Geral entre 30 e 100 mil habitantes, e, ainda na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana, é a 4ª melhor cidade quando comparada às 27 cidades das regiões metropolitanas de Campinas e Jundiaí. (SAIBA MAIS)

Os dados foram coletados nos 3 primeiros meses do ano e serão atualizados novamente neste mês de junho. Louveira apresenta bons índices em todas as 6 categorias, principalmente dentro da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), ficando em 1º lugar comparada à RMJ nas categorias Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura de Mobilidade Urbana; em 2º lugar nas categorias Educação; Sustentabilidade; e em 3º lugar da RMJ nas categorias Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Para estabelecer os indicadores da categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana, o Instituto Aquila avalia como tópicos as Condições habitacionais, Infraestrutura urbana, Abastecimento de água, Tratamento do esgoto, Acesso à rede de esgoto e Coleta de lixo domiciliar, Deslocamento casa trabalho em menos de 1 hora e Acessos à banda larga fixa por 100 habitantes.

Neste sentido, a Prefeitura de Louveira tem realizado uma verdadeira reestruturação na infraestrutura da cidade. Na área de Habitação, está em construção o maior condomínio de moradia social da história de Louveira, o Residencial Tabarana, com 400 apartamentos, além de mais 11 mil unidades sociais viabilizadas por meio de parcerias.

Na área da Saneamento, a Prefeitura de Louveira avança com implantação da rede coletora de esgoto no Residencial Primavera e entorno, com 7,2 km de rede assentadas até o momento; também com implantação de coletor de esgoto no bairro Ana Maria, a obra que deve seguir até agosto de 2024, e cujo objetivo é, no futuro, eliminar a estação elevatória de esgoto existente, que gera frequentes manutenções e transtornos para os moradores; com implantação de Biodigestores de Esgoto em áreas rurais; impermeabilização de dois reservatórios de água para melhorar a qualidade dos serviços e reduzir as perdas de água, entre outras obras de infraestrutura.

Além de vencer, de forma inédita, o Prêmio nacional na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana em 2023, Louveira também foi finalista na categoria Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública (SAIBA MAIS).