Saúde | 28/04/2021
HUMANIZAÇÃO - Prefeitura lança programa de acolhimento a pacientes com covid-19 e suas famílias
Juntos no Cuidado oferece assistência social e apoio psicológico para pessoas internadas ou em isolamento domiciliar, e para famílias que enfrentam processos de luto pela perda de entes queridos pela doença
Garantir assistência e apoio psicológico para pessoas com covid-19 e seus familiares, incluindo as famílias que enfrentam processo de luto pela perda de um ente querido. Essa é a meta do programa Juntos no Cuidado, uma iniciativa da Prefeitura de Louveira realizada por meio da união das secretarias de Assistência Social e Saúde.
Executada por uma equipe formada por cinco psicólogos, um terapeuta ocupacional, e uma assistente social, a ação é dividida em três frentes de atendimento: pacientes internados e seus familiares, pessoas em isolamento domiciliar, e famílias que enfrentam o luto pela perda de um ente querido.
No caso de pacientes internados por covid-19, os serviços de acolhimento dentro do Hospital de Campanha e Santa Casa são realizados por profissionais da Saúde. Na outra ponta, com base na certeza de que ninguém adoece sozinho, os psicólogos da Rede Municipal de Saúde realizam atendimentos aos familiares de pessoas hospitalizadas com objetivo de auxiliá-los no processo de enfrentamento das angustias e dificuldades geradas pela situação.
Nas residências, os pacientes em isolamento domiciliar são atendidos por equipes da Assistência Social, que entram em contato primeiramente por telefone para oferecer apoio e levantar possíveis demandas das famílias. Nestes casos, os agentes também passam orientações sobre os cuidados que devem ser tomados durante o período de isolamento e reforçam a necessidade da obediência aos protocolos sanitários. Caso haja necessidade, as equipes se dirigem até as residências para atendimento a alguma eventual demanda de urgência.
Nos casos de óbitos em decorrência da covid-19, desde abril de 2020, os familiares são contactados e atendidos pelos profissionais da Saúde Mental que oferecem apoio psicológico para o enfrentamento do luto.
“O nome do programa é baseado na ideia de união. O objetivo da Prefeitura é mostrar para as pessoas que elas não estão sozinhas. Mais do que serviços, queremos oferecer ajuda, apoio, suporte. Queremos que eles saibam que estamos juntos, juntos no cuidado”, afirma Roberta Sannomya Guerra, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial.
Humanização
Dentro das ações de humanização realizadas na Santa Casa e Hospital de Campanha, as equipes de saúde oferecem aos pacientes a possibilidade de conversar com seus familiares em ligações de vídeo realizadas por tablets.
De acordo com a Secretaria de Saúde, um dos grandes desafios da covid-19 é o sentimento de solidão dos pacientes que não podem receber visitas e as chamadas de vídeo são realizadas para minimizar essa sensação e permitir que pacientes e familiares estejam perto de alguma forma, mesmo que fisicamente distantes.