Assistência Social | 17/04/2014
Habitação de Louveira traça perfil das famílias que vivem em áreas de interesse social
Profissionais da Fundação Municipal de Habitação da Prefeitura de Louveira (Fumhab) visitaram durante as últimas semanas 240 residências situadas em áreas ocupadas por loteamentos irregulares e habitações localizadas em áreas de interesse social. A ação integra a segunda etapa do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), que consiste na elaboração do diagnóstico habitacional por meio da coleta de dados sociais e averiguação das condições de moradia das famílias.
Segundo o prefeito Junior Finamore, as informações coletadas servirão como base para elaboração do plano de ação na área de habitação de interesse social. “Um diagnóstico bem elaborado como o que está sendo feito, oferece todas as informações necessárias para elaborarmos políticas públicas habitacionais e promovermos o acesso à moradia digna às famílias de baixa renda”, afirmou.
De acordo com o superintendente da Fumhab, Luis Henrique Scheneider, a equipe percorreu cerca de 30 bairros coletando informações sobre a renda e escolaridade das famílias, além das condições de infraestrutura e saneamento das residências. “Com estas informações teremos base para propor soluções aos principais problemas na área”, diz.
Os dados serão compilados para a elaboração do diagnóstico habitacional de Louveira através do PLHIS, que será apresentado em audiência pública no próximo mês.
O Plano
O PLHIS constitui um conjunto articulado de diretrizes, objetivos, metas, ações e indicadores que caracterizam os instrumentos de planejamento e gestão habitacionais.É a partir de sua elaboração que o município de Louveira consolidará, em nível local, a Política Nacional de Habitação, de forma participativa e compatível com outros instrumentos de planejamento local, como o Plano Direto e o Plano Plurianual.