Assistência Social | 17/04/2014

Habitação de Louveira traça perfil das famílias que vivem em áreas de interesse social

Foto: Divulgação

Profissionais da Fundação Municipal de Habitação da Prefeitura de Louveira (Fumhab) visitaram durante as últimas semanas 240 residências situadas em áreas ocupadas por loteamentos irregulares e habitações localizadas em áreas de interesse social. A ação integra a segunda etapa do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), que consiste na elaboração do diagnóstico habitacional por meio da coleta de dados sociais e averiguação das condições de moradia das famílias.

Segundo o prefeito Junior Finamore, as informações coletadas servirão como base para elaboração do plano de ação na área de habitação de interesse social. “Um diagnóstico bem elaborado como o que está sendo feito, oferece todas as informações necessárias para elaborarmos políticas públicas habitacionais e promovermos o acesso à moradia digna às famílias de baixa renda”, afirmou.

De acordo com o superintendente da Fumhab, Luis Henrique Scheneider, a equipe percorreu cerca de 30 bairros coletando informações sobre a renda e escolaridade das famílias, além das condições de infraestrutura e saneamento das residências. “Com estas informações teremos base para propor soluções aos principais problemas na área”, diz.

Os dados serão compilados para a elaboração do diagnóstico habitacional de Louveira através do PLHIS, que será apresentado em audiência pública no próximo mês.

O Plano

O PLHIS constitui um conjunto articulado de diretrizes, objetivos, metas, ações e indicadores que caracterizam os instrumentos de planejamento e gestão habitacionais.É a partir de sua elaboração que o município de Louveira consolidará, em nível local, a Política Nacional de Habitação, de forma participativa e compatível com outros instrumentos de planejamento local, como o Plano Direto e o Plano Plurianual.