Educação | 18/01/2024

Governo Federal comprova elevação da qualidade educacional em Louveira e cidade recebe recursos extras para investimentos

Nos últimos meses, Louveira tem sido destaque positivo no cenário regional, estadual e nacional pelos índices positivos que refletem a elevação da qualidade de investimentos na cidade nas mais diversas áreas. E, nesta semana, mais um dado positivo, desta vez divulgado pelo Ministério da Educação do Governo Federal: Louveira é uma das poucas cidades do Estado e do Brasil a superarem indicadores na área da Educação, com avanços importantes em programas pedagógicos e melhoras na gestão escolar e performance, o que resultou à cidade receber mais de R% 1,7 mi para serem aplicados na Educação, além dos recursos já destinados pelo FUNDEB.

Estes recursos complementares fazem parte do VAAR  -  Valor Anual por Aluno - que é um dos indicadores de avaliações educacionais, que demonstra o quanto uma cidade apresentou evoluções positivas nos indicadores de atendimentos educacionais, assim como melhorias na aprendizagem dos alunos e na redução das desigualdades.

A complementação VAAR, que a cidade de Louveira recebeu, é resultado do cumprimento de condições relacionadas à melhoria da gestão escolar e da performance. 5 itens avaliados colocaram Louveira neste seleto grupo de cidades que receberam estes recursos extras: Escolha do gestor escolar conforme critérios técnicos e por concurso público; Participação de pelo menos 80% em exames nacionais do sistema nacional de avaliação da educação básica; Redução das desigualdades conforme nível socioeconômico, raça/cor, desempenho e outras especificidades; Repartição do ICMS Educação; e ter referenciais curriculares alinhados à BNCC – Base Nacional Comum Curricular.

Com um dos maiores orçamentos aplicados nos últimos 10 anos, a Prefeitura de Louveira atendeu a Educação de forma sistêmica em 2023.
No aspecto pedagógico, os avanços aconteceram com contratações de profissionais (diretores, professores, monitores), formação dos educadores, projetos e programas multidisciplinares, aquisição de materiais didáticos de primeira linha, programas de educação inclusiva e ações de integração entre a comunidade e o ambiente escolar.

No aspecto estrutural, a Prefeitura concretiza reformas importante em 5 escolas, pinturas e manutenções em outras 7 unidades, além da aquisição de veículos para transportes dos alunos. A atuação da gestão se dá no sentido de atender a todas as fases. Além da Educação Infantil e Ensino Fundamental, a Prefeitura investe na EJA (Educação de Jovens e Adultos), e na contribuição para que os jovens estudantes possam avançar para a graduação. Para isso, mantém os programas de bolsas de estudo (PRES e PRET), o transporte universitário e cursinho pré-vestibular, além de outras ações e programas.

Todas as ações têm por objetivo ofertar o melhor atendimento aos cerca de 6,5 mil estudantes da rede municipal de ensino e à toda comunidade, e foram reconhecidas por índices nacionais de gestão, que apontaram Louveira como uma das melhores da região. Entre eles está o IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), que destaca Louveira acima da média regional, estadual e nacional quanto à aplicação de recursos financeiros por aluno, relacionada à média do resultado do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)  e ainda o ranking Connected Smart Cities, que aponta Louveira como a 2ª cidade com maior investimento per capita em Educação das regiões metropolitanas de Campinas e de Jundiaí.

Programas e projetos educacionais
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e a também com parcerias, programas complementares para formação da cidadania nas crianças, como Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), Programa Bombeiros na Escola, Cesta de Três, “Educação Financeira”, Baú Literário, Projeto “Indo a escola Contar história”, “Brincando com Letras”, “Clube do Livro”, “Aluno Acolhedor”, kit Território da Leitura (são 4 livros paradidáticos, com foco na Literatura e com objetivo de apresentar aos alunos os grandes autores, despertando assim o gosto pela leitura), Projeto Horta nas Escolas, entre tantos outros de educação plena e multidisciplinar, como musicalização e o Núcleo PertenSer, que oferece atendimento sociais e psicológicos para as crianças e responsáveis.

Obras
São 5 reformas estruturais: EMEF Odilon Leite Ferraz, EMEF José Pereira Dutra, Cecoin Chapeuzinho Vermelho, Ceil Bairro e Ceci Mundo Maravilhoso. Além das reformas e ampliações, a Prefeitura concluiu neste ano manutenções, com reparos e pinturas nas unidades no CECI (Centro de Convivência Infantil) Pequenos Brilhantes, CECI Paraíso do Saber, CECI Herdeiros do Futuro, EMEF Ângelo Argenton, Emef José Odair Montelatto, EMEI Prefeito Nicolau Finamore, CEIL Centro e CEIL Bairro.