Gestão Ambiental | 26/02/2014

Gestão ambiental começa a instalar placas educativas sobre destinação do lixo em áreas rurais

Foto: Divulgação

A Secretaria de Gestão Ambiental da Prefeitura de Louveira intensificou nesta semana o trabalho de conscientização sobre a separação e destino correto do lixo em áreas rurais da cidade. Funcionários da Pasta deram início à instalação de totens (placas informativas) em pontos estrategicamente definidos, contendo informações sobre o ordenamento dos vários tipos de materiais, como óleo, entulhos, móveis e materiais orgânicos.

“Com esta iniciativa, pretendemos estimular o correto gerenciamento e inibir a disposição inadequada dos resíduos sólidos em áreas rurais, sobretudo próximas às áreas de preservação permanente e os mananciais”, justifica a secretária de Gestão Ambiental, Rose Skelton.

As placas serão instaladas em 10 pontos da cidade, como a Estrada Municipal do Monterrey, Estrada Engenho Seco, Estrada do Bugio, entre outros locais. “O lixo jogado irregularmente em áreas de preservação pode acarretar em contaminação do lençol freático e nosso córregos e nascentes”, explica Rose Skelton. “Vale ressaltar que o Córrego Fetá, que abastece nossa cidade, tem suas nascentes nas áreas rurais, principalmente no Bairro Monterrey, o que torna mais pertinente a proteção desses locais”, argumento.

Outro incômodo da disposição inadequada de resíduos, segundo Skelton, é o mau cheiro, a atração de animais indesejados como ratos e urubus, o desconforto visual e a desvalorização desses locais. “Até mesmo a atividade econômica movimentada pelo Turismo Rural pode ser prejudicada, uma vez que esses pontos são observados pelos turistas que visitam nossa cidade”, conclui.

Destinação

A prefeitura disponibiliza a estrutura adequada para a correta destinação dos resíduos sólidos, com serviços como a coleta de resíduos orgânicos, a coleta de materiais recicláveis, o cata treco - que recolhe móveis e objetos obsoletos-, além do projeto Louveira sem Sujeira. Qualquer dúvida sobre o destino adequado para cada tipo de resíduo, o munícipe pode se informar nas secretarias de Serviços Públicos (tel: 3878.2605) ou de Gestão Ambiental (tel: 3878.7332).