Gestão Ambiental | 12/05/2015

Gestão Ambiental apresenta Plano de Resíduos Sólidos e Estudo de Impacto de Vizinhança em Audiência Pública

Gestão Ambiental

Projetos de lei já estão em tramitação na Câmara. Apresentação reuniu secretários e vereadores municipais

O secretário Municipal de Gestão Ambiental, Claudio Scalli, apresentou na noite de quinta-feira (7 de maio), na Câmara, dois projetos da área de meio ambiente que tramitam pela Casa: o Plano de Resíduos Sólidos e o Estudo de Impacto de Vizinhança. A audiência pública foi proposta pelo próprio Legislativo, que abriu debate sobre os projetos de lei antes de encaminhá-lo à votação.

A apresentação das propostas foi acompanhada pelos secretários de Serviços Públicos e de Desenvolvimento Urbano, José Roberto Finamore e José Lorival Verardo – respectivamente-, além do presidente da Câmara, Nilson Cruz, e dos vereadores Estanislau Steck e professora Clarice.

Primeira proposta apresentada, o Estudo de Impacto de Vizinhança prevê a necessidade de realização de uma análise completa sobre o impacto urbano causado por determinada indústria que queira se instalar na cidade. O objetivo, segundo Scalli, é estudar e prever o impacto que qualquer instalação cause na vizinhança em relação ao trânsito, por exemplo, como uma indústria ou até mesmo uma nova escola. A elaboração do documento também será necessária quando houver mudança de atividade ou ampliação do estabelecimento.

Já o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos traça como será feita a coleta e destinação do lixo orgânico e dos materiais recicláveis produzidos na cidade durante os próximos 20 anos. Este plano deve ser renovado a cada 4 anos e consta também a responsabilidade conjunta entre os geradores do lixo (empresas e população) e o poder público. “Louveira já é referência no tratamento com os resíduos sólidos. Hoje nossa coleta seletiva abrange 100% do território e coleta cerca de 2 mil toneladas ao ano, quantidade que cresce anualmente”,  afirma o secretário. “A população tem colaborado bastante com essa questão. Isso já faz parte do cotidiano e que é reforçado entre as crianças, com um trabalho forte na área de Educação Ambiental”, reforça.