Cidadão

Empresa

Servidor

Saúde | 01/02/2017

FEBRE AMARELA - Vacina está disponível para quem for viajar para áreas de risco

Louveira não é considerada área de risco para febre amarela, mas se um morador da cidade se deslocar para regiões silvestres, rurais ou de mata, que são áreas com recomendação da vacina contra febre amarela, deve se imunizar. A orientação do Ministério da Saúde se justifica porque a doença tem maior incidência nos meses de dezembro a maio e há casos registrados em várias cidades brasileiras.

A vacina é altamente eficaz e segura para o uso, a partir dos nove meses de idade, em residentes e viajantes a áreas endêmicas ou, a partir de seis meses de idade, em situações de surto da doença. A Secretaria de Saúde implantou um esquema vacinal diferenciado para quem for viajar para áreas consideradas de risco possa receber a dose da vacina. Os munícipes podem procurar a Unidade de Saúde do Burck (Rua Martinho de Ludres, 700 – Residencial Burck) todas às quartas-feiras, das 8h às 15h, e às quintas e sextas-feiras, a Unidade de Saúde Drª Lucilene Mosca Melin (CSIII) (Rua Frederico Zanella, 375 – Vila Nova - Centro).

A Secretaria de Saúde ressalta que, embora apenas essas unidades disponibilizem a vacina, todas as unidades estão preparadas para orientar os pacientes, principalmente sobre a indicação da vacina apenas para casos de deslocamento. É importante reforçar que a vacina pode desencadear reações adversas e está contraindicada para gestantes, bebês menores de seis meses, mulheres que amamentam bebês menores de seis meses, imunodeprimidos e maiores de 60 anos. Todas as salas de vacina dispõem de uma lista com todos os municípios que são considerados área de recomendação da vacina, caso algum munícipe tenha dúvida se precisa ou não tomar a vacina antes de viajar.

Vacinação

A Organização Mundial da Saúde considera que apenas uma dose da vacina já é suficiente para a proteção por toda a vida. No entanto, como pode haver queda na imunidade com o tempo de vacinação, o Ministério da Saúde definiu a manutenção de duas doses da vacina Febre Amarela para pessoas que residem em área de risco, sendo o esquema vacinal uma dose aos noves meses de idade com reforço aos quatro anos. Para pessoas de 2 a 59 anos, a recomendação é de duas doses.

Sobre a Doença

Os sintomas iniciais incluem febre, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo, enjoo e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20-50% das pessoas que desenvolvem doença na forma mais grave podem evoluir para óbito.