Cidadão

Empresa

Servidor

Cultura & Eventos | 19/03/2015

“Fazendo meu filme"

fazendo meu filme

“Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.

Fazendo Meu Filme conta a história de Estefânia Castelino Belluz, ou Fani, como gosta de ser chamada. Ela é uma típica adolescente mineira, apaixonada por cinema. Tem dezesseis anos, cursa o segundo ano do Ensino Médio e nutre uma paixão platônica por Marquinho, seu professor de biologia. É uma garota extremamente responsável, tímida e que valoriza suas amizades. Ao contrário de sua amiga Nathália, Fani não gosta muito de baladas.

Sua melhor amiga é a Gabi. Juntas elas compartilham as descobertas e confusões típicas da adolescência. Paixões, amores, medos, desejos, inseguranças e sonhos. Seu melhor amigo é o Leo, um garoto de sua sala que é completamente apaixonado por ela, que nem percebe. No decorrer da história Fani descobre o quanto estava enganada com sua ilusão e constata que seu verdadeiro amor estava bem na sua frente e ela nem notou.

Mais para satisfazer a vontade da mãe, Fani faz uma prova para um intercâmbio na Inglaterra, acreditando que não irá passar. Para sua surpresa ela é aprovada em primeiro lugar e se vê diante de mais uma decisão fundamental que terá que tomar: mudar ou não para outro país.

Dois recursos utilizados pela autora me agradaram muito: as citações de filmes que a Paula colocou no início de cada capítulo, e as conversas por email, facebook e bilhetinhos em sala de aula. Achei que esses detalhes deixaram o texto mais dinâmico e envolvente.

A Paula conseguiu fazer um texto leve, fluido, com uma linguagem simples, porém escrito com maestria. A leitura é fácil, rápida e agradável. O livro é narrado em primeira pessoa e conta apenas a versão da Fani. Os personagens são cativantes e muito bem construídos. O livro é juvenil, mas apesar disso é capaz de agradar a qualquer idade.

Fazendo meu filme é um grande sucesso entre os adolescentes e já está disponível em nossa Biblioteca Pública Municipal “Monteiro Lobato”.