Água e Esgoto | 10/12/2015

ETE começa nova etapa e expande tratamento

Prefeitura implanta a 2ª fase de retirada de resíduos de forma biológica, com a ligação do tanque de aeração

Em fase de testes, a Estação de Tratamento de Esgoto de Louveira expandiu recentemente para mais uma etapa de tratamento. A Secretaria de Água e Esgoto da Prefeitura colocou em funcionamento a segunda etapa de tratamento biológico, chamada de aeróbia, com o início das atividades do tanque de aeração, onde os resíduos são removidos pela ação de micro-organismos.

A estrutura possui membranas capaz de injetar oxigênio nos resíduos com o intuito de favorecer o crescimento das colônias de bactérias que precisam de ar para a sobrevivência – isto é, quanto mais oxigênio, mais favorável a ação desses micro-organismos nos resíduos. O resultado do processo é a eliminação da carga poluidora que não foi suprimida nas etapas anteriores de tratamento.

A primeira etapa de tratamento biológico é chamada de anaeróbia e acontece dentro do Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente (RAFA). O RAFA é uma estrutura fechada e tem como função fomentar a criação de colônias de bactérias anaeróbias, responsáveis por consumir a matéria orgânica. Essa espécie de micro-organismo sobrevive e prolifera sem a necessidade de oxigênio.

Mesmo com o reator funcionando, o tempo de criação das colônias de bactérias anaeróbias, ou seja, não necessitam de oxigênio, demora cerca de 4 a 6 meses, contados a partir do início da operação, colocada em prática em agosto.

A estimativa de funcionamento pleno de todas essas etapas é para 2016. No final de todos os testes e com a ETE operando de forma efetiva, a eficiência prevista é da ordem de 95% de remoção de toda a carga poluidora dos esgotos.