Obras | 14/10/2015

Estrutura do Reservatório do Jardim Juliana deve ser concluída em duas semanas

Jardim Juliana

Fase de engenharia civil da obra está avançada, com paredes já levantadas e faltando apenas a construção da última laje

A construção do reservatório do Jardim Juliana está próxima de ser concluído. Projetada com 20 metros de altura e capacidade de armazenamento de 1 milhão de 500 mil litros, a nova caixa d’água do bairro já está com as paredes construídas. Para finalizar a fase de engenharia civil, faltará apenas instalar a última laje, serviço previsto para ficar pronto em aproximadamente 15 dias.

Após a conclusão desta etapa, a empreiteira responsável pela obra deve iniciar as instalações elétrica e hidráulica, além de construir calçadas no entorno e a casa de bombas.

A nova estrutura vai solucionar os problemas de falta de água no bairro, que recebeu recentemente uma nova tubulação para abastecer o reservatório em construção. Atualmente, a tubulação do local capta água do Reservatório do Parque dos Estados, cuja capacidade é de quatro milhões de litros d’água, mas que abastece uma grande quantidade de bairros.

Já a nova caixa d´água da Vila Bossi está com a fundação concluída. Em breve, as paredes da construção começarão a ser erguidas. Para isso, a estrutura aguarda as formas deslizantes que serão transportadas da obra do Jardim Juliana, uma vez que os dois reservatórios possuem estrutura semelhante. Esta forma serve para moldar o concreto da parede na ondulação e tamanho corretos, conforme o projeto do reservatório. A obra fica próxima ao Clube Bandeirantes, na Rua Monsenhor Domingos Herculano Cazarim.

Na Vila Omizzollo, a caixa d’água local também está com a fase de fundação concluída recentemente. A construção das paredes, no entanto, deve demorar mais que a obra da Vila Bossi, já que será preciso fazer uma nova forma deslizante para esta estrutura. Localizada na Estrada da Boiada, o reservatório do bairro é o terceiro em obras dentro de um planejamento de nove novos reservatórios que, juntos, vão dobrar a capacidade de armazenamento de água de Louveira.

Planejamento: Nove reservatórios

Com previsão de término para o final de janeiro de 2017, os nove reservatórios vão consumir R$ 12 milhões de investimentos do orçamento da Prefeitura. No entanto, conforme cronograma da Secretaria de Água e Esgoto, a execução das obras ocorrerá em subsequência, assim dentro desta data a maioria já estará em funcionamento.

Somadas, as caixas d’água vão armazenar 11 milhões e 500 mil litros d’água, quantidade próxima ao potencial de armazenamento da estrutura já existente.

Considerando ainda a conclusão da Nova Estação de Tratamento de Água, a cidade receberá uma reserva imediata nestes reservatórios capaz de atender a demanda diária atual, e futura, dentro das projeções de crescimento de Louveira.

Confira os locais dos novos reservatórios:

1-  Um no Jardim Juliana, na rua Martinho de Lurdes com capacidade para armazenar 1500 m³ de água.

2- Um no Clube Bandeirantes, na rua Monsenhor Domingos H. Casarin, Vila Bossi, com capacidade para armazenar 1500 m³ de água.

3 - Um na Vila Omizollo, Estrada da Boiada, com capacidade para armazenar 1500 m³ de água.

4- Um no Conjunto Habitacional Popular IV, na rua Pedro Bassi, com capacidade para armazenar 1500 m³ de água.

5- Um no Parque Brasil, na rua Antônio Bonesso, com capacidade para armazenar 1500 m³ de água.

6- Um na área institucional do Residencial Jatobás, na rua 4,Vila Pasti, com capacidade para armazenar 1500 m³ de água.

7- Um no Jardim Vera Cruz, na rua Joaquim Simões, com capacidade para armazenar 1500 m³ de água.

8- Um no Bairro Monterrey, na rua Heron n° 935, Quadra L, Lote 1T, com capacidade para armazenar 500 m³ de água.

9- Um no Bairro Arataba, na Estrada Municipal, n° 309, Quadra C, Lote 7, com capacidade para armazenar 500 m³ de água.