Governo | 13/08/2015

Estação Ferroviária passa por primeiro teste de luzes

Estação

Iluminação especial foi instalada visando dar destaque ao conjunto arquitetônico

É impossível não notar a imponência da Estação Ferroviária de Louveira ao caminhar pelo Centro da cidade, principalmente quando ela está toda iluminada com mais de uma centena de lâmpadas modernas instaladas para dar destaque ao conjunto arquitetônico. O primeiro teste do projeto luminotécnico (conjunto de diferentes luzes que valorizam o patrimônio), nesta terça-feira (11), chamou a atenção dos moradores locais e gerou grande movimentação na página do Facebook da Prefeitura, cuja postagem alcançou mais de 15 mil e 500 usuários da plataforma, com mais de 500 curtidas, 47 compartilhamentos e 65 comentários na foto da nova iluminação.

Embora seja possível notar a beleza estética do edifício logo nos primeiros testes de luzes, a arquiteta responsável pelo restauro da Estação, Gabriela Kozlowski, afirma que ainda é preciso algumas adequações para chegar ao resultado esperado. “O projeto de iluminação foi escolhido para valorizar o patrimônio histórico, o conjunto arquitetônico da Estação. Por isso escolhemos efeitos de luzes que mostram mais o edifício de modo que as lâmpadas apareçam menos. Algumas lâmpadas ainda estão aparecendo e por isso vamos ajustá-las para deixar o efeito luminoso no prédio ainda mais bonito”, explica a arquiteta.

As obras de restauro da Estação alcançaram a etapa final, faltando apenas concluir o acabamento, como terminar as instalações dos azulejos, sistema de drenagem, pintura de alguns pontos, além da adequação de luz. Os operários trabalham ainda na impermeabilização da passagem subterrânea e na instalação das esquadrias de madeira.

As intervenções são feitas com muito critério para não descaracterizar o imóvel que é patrimônio histórico tombado pelo Condephat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo). O objetivo da obra é resgatar a estética do prédio de quase cem anos, incrementando-o com tecnologia moderna de iluminação voltada a valorizar o principal cartão postal da cidade e transformá-lo em um espaço cultural, turístico e de convívio social.

A empresa contratada pela Prefeitura restaura toda a estação incluindo pisos, teto, fachada e estruturas metálicas. Fundamentais para o resgate estético do prédio, as quatro fachadas de azulejos receberam uma atenção especial: foram resgatadas 1.500 unidades das 4.450 peças desses azulejos, e o restante foi recomposto com réplicas dos originais.

Além do restauro da Estação, a Prefeitura está engajada em melhorar o trânsito do entorno com a construção de calçada, duas alças de acesso à Avenida Tiradentes e alargamento da via. O local já está sendo preparado para receber as intervenções viárias, com a construção de um muro de proteção próximo às casas tombadas que irá recuar a calçada para alargar a Tiradentes em 1,5 m.

As alças serão construídas nas esquinas entre a Rua José Niero e a Avenida Tiradentes, sendo uma de acesso e outra de saída do Bairro Vila Pasti. Após a conclusão da obra, o motorista que trafegar pela José Niero, no sentido Jundiaí-Centro, e quiser acessar a Vila Pasti entrará direto no bairro por uma alça em formato de arco. E, para sair do bairro e seguir sentido Centro, o motorista terá que pegar uma outra alça, de saída da Tiradentes. As obras vão descongestionar o trânsito no local, que fica concentrado nas duas esquinas entre as vias Tiradentes e José Niero.