Água e Esgoto | 27/10/2016

Estação de Tratamento de Esgoto de Louveira recebe Licença de Operação

ete

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) expediu, na última semana, licença de operação para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Louveira. A partir deste documento, a Estação passa a ter autorização plena de funcionamento.

A operação da ETE atende a uma vazão de 80 m³/dia. Conforme a licença expedida, a estação deverá tratar somente o esgoto sanitário previsto no projeto aprovado. A operação e a manutenção devem ser constantes para garantir o atendimento a todos os padrões de emissão estabelecidos no documento. Deve, ainda, haver supervisão ambiental com acompanhamento constante de responsáveis técnicos habilitados no decorrer da operação do empreendimento e ser enviado relatório técnico à Cetesb.
A ETE é composta por um conjunto de instalações próprias para estações de tratamentos de esgotos por lodos ativados que incluem o poço de chegada do esgoto bruto, gradeamento para remoção dos materiais inorgânicos, tanques de decantação e aeração, recirculação do lodo e desinfecção e descarga do efluente líquido. A estrutura é moderna e complementada por um laboratório com alta tecnologia que permite tratar 100% do esgoto coletado.

A Secretaria de Água e Esgoto realiza também obras de interceptores, como no primeiro trecho do Fetá e no Capivari. Os interceptores são instalados às margens dos cursos de água e têm a função de conduzir o esgoto coletado até a ETE. No bairro do Vassoural a obra do interceptor já foi concluída.

Além de investir no tratamento do esgoto, a Secretaria de Água e Esgoto possui um planejamento extenso na área de abastecimento e tratamento de água, que inclui o término dos nove reservatórios de água tratada e a substituição de trechos antigos da rede de distribuição - a exemplo das intervenções na tubulação que abastece a região do Parque dos Estados e parte do Centro, onde foram colocados novos tubos de PEAD (Polietileno de alta densidade) em substituição à tubulação de amianto, que ocasionava diversos vazamentos.

Saúde

O funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto do Capivari também gera um grande avanço na área de prevenção em Saúde. Segundo dados da Organização Municipal de Saúde (OMS), a cada real investido na área de saneamento básico, economizam-se de 4 a 5 reais em Saúde, pois diminui a incidência de doenças causadas por seres que se proliferam no esgoto a céu aberto.