Água e Esgoto | 23/10/2014

Estação de Tratamento de Esgoto começa a tratar 100% do esgoto coletado

ete_nova

A Estação de Tratamento de Esgoto de Louveira começou a receber nesta semana os efluentes coletados na Região Central e passou a tratar todo o esgoto coletado na cidade. Funcionando em caráter experimental, a ETE entrou em operação na última quinta-feira (16), quando foram acionados apenas os coletores da região do Santo Antônio visando analisar parte do sistema de tratamento.

“A Estação possui dutos que transportam os efluentes tratados para um trecho do Rio Capivari localizado depois do ponto de captação de água de Vinhedo. Com isso, além de Louveira colaborar com a saúde de sua população e com o meio ambiente, a cidade vizinha poderá captar água de melhor qualidade e sem os efluentes”, afirma o prefeito de Louveira, Junior Finamore.

Com estrutura moderna, a ETE é composta por um conjunto de instalações próprias para estações de tratamentos de esgotos por lodos ativados que incluem o poço de chegada do esgoto bruto, gradeamento para remoção dos materiais inorgânicos, tanques de decantação e aeração, recirculação do lodo, e desinfecção e descarga do efluente líquido.

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), órgão de regulação ambiental ligado ao Governo Estadual, já emitiu a licença de operação da Estação de Tratamento de Esgoto.

O início das atividades da ETE é considerado pela Secretaria Municipal de Água e Esgoto como medida determinante para solucionar os problemas na área.

Além de investir no tratamento do esgoto – informa o secretário Sinésio Scarabello -,  a Secretaria possui um planejamento extenso na área de abastecimento e tratamento de água, que inclui o término da nova Estação de Tratamento de Água, nove reservatórios de água tratada e a substituição de trechos antigos da rede de distribuição - a exemplo das intervenções na tubulação que abastece a região do Parque dos Estados e parte do Centro, onde foram colocados novos tubos de PEAD em substituição à tubulação de amianto, que ocasionava diversos vazamentos.

Saúde

O funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto do Capivari também vai gerar um grande avanço na área de prevenção em Saúde. Segundo dados da Organização Municipal de Saúde (OMS), a cada real investido na área de saneamento básico, economizam-se de 4 a 5 reais em Saúde, pois diminui a incidência de doenças causadas por seres que se proliferam no esgoto a céu aberto.