Água e Esgoto | 17/10/2014

Estação de Tratamento de Esgoto começa a operar em fase de testes

ete

A Estação de Tratamento de Esgoto de Louveira entrou em operação na tarde desta quinta-feira (16). Em fase de testes, a ETE, construída no Bairro Faixa Azul, já começou a receber o esgoto proveniente do Bairro Santo Antônio, já os coletores da Região Central serão acionados no início da próxima semana.

Assim que começar a operar em sua totalidade, a ETE - Louveira passa a tratar 100% do esgoto coletado. Depois de tratados, os efluentes serão despejados em um trecho do Rio Capivari após o ponto de captação de água de Vinhedo. Isto é, a estrutura de captação de água de Vinhedo, no Capivari, está localizada em um ponto do Rio anterior ao local de despejo do esgoto tratado de Louveira.

Com estrutura moderna, a ETE é composta por um conjunto de instalações próprias para estações de tratamentos de esgotos por lodos ativados que incluem o poço de chegada do esgoto bruto, gradeamento para remoção dos materiais inorgânicos, tanques de decantação e aeração, recirculação do lodo, e desinfecção e descarga do efluente líquido.

O início das atividades da ETE é considerado pela Secretaria Municipal de Água e Esgoto como medida determinante para solucionar os problemas na área.

Além de investir no tratamento do esgoto, a Secretaria possui um planejamento extenso na área de abastecimento e tratamento de água, que inclui o término da nova Estação de Tratamento de Água, nove reservatórios de água tratada e a substituição de trechos antigos da rede de distribuição - a exemplo das intervenções na tubulação que abastece a região do Parque dos Estados e parte do Centro, onde foram colocados novos tubos de PEAD em substituição à tubulação de amianto, que ocasionava diversos vazamentos.

Saúde

O funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto do Capivari também vai gerar um grande avanço na área de prevenção em Saúde. Segundo dados da Organização Municipal de Saúde (OMS), a cada real investido na área de saneamento básico, economizam-se de 4 a 5 reais em Saúde, pois diminui a incidência de doenças causadas por seres que se proliferam no esgoto a céu aberto.