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Educação | 25/08/2023

Escolas concluem o 19º EMESA com participação ativa de alunos e professores

Resultado da parceria entre a Secretaria de Educação e Secretaria de Gestão Ambiental, o Encontro Municipal de Educação e Sustentabilidade Ambiental aconteceu em todas as escolas durante esta semana; alunos expuseram as atividades elaboradas por eles sobre preservação do Meio Ambiente

Com uma semana de exposições e apresentação de trabalhos ambientais realizados pelos alunos da rede municipal de ensino de Louveira, chega ao fim o 19º Encontro Municipal de Educação e Sustentabilidade Ambiental (EMESA). Realizado pela Prefeitura, em parceria entre Secretaria de Educação e Secretaria de Gestão Ambiental, o encontro tem como proposta ensinar as crianças a importância da preservação dos recursos naturais. Nesta edição, o tema foi “Água para nós, água para mim, minha voz no comitê mirim”, que faz alusão ao Projeto Gota d’Água 2023, promovido pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ, da qual Louveira participa.

O Prefeito Estanislau Steck esteve em diversas escolas para prestigiar as exposições e os trabalhos elaborados pelos alunos. Nesta quinta-feira, ele esteve na EMEF Vila Pasti, acompanhado pela primeira-dama, Magali Steck, e pela Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.

“O resultado do EMESA deste ano foi muito bom, com atividades muito bem elaboradas pelas crianças. Por todas as escolas nós vimos a dedicação dos alunos e dos professores. Essa valorização do meio ambiente, a preservação dos recursos naturais, são temas muito importantes e que devem ser aprendidos desde a infância, mas especialmente para nós, em Louveira, já que a cidade é cercada pela natureza. Temos atuado de forma bastante insistente nesta questão com ações de reflorestamento, de limpeza das águas, de recuperação das matas ciliares, entre tantos projetos. Temos o Centro Tabarana, que propõe a volta do peixe que é símbolo de Louveira. Então o EMESA vai ao encontro com essa política ambiental que temos proposto”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

O EMESA é resultado da parceria entre a Secretaria de Educação e Secretaria de Gestão Ambiental. Para a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, a conscientização ambiental tanto dos alunos como de todos os educadores fazem do EMESA um encontro fundamental dentro das atividades pedagógicas da rede municipal.

“É importante destacar que as escolas realizaram trabalhos diversificados, mas todas com o cuidado de produzir a menor quantidade de lixo possível, porque esta é uma grande preocupação. Por exemplo, nas turmas de 2º ano do Ceil Centro, as crianças elaboraram um material impresso que ficou exposto, mas com destaque para o QR Code, a partir do qual a pessoa acessa e vê o material completo. Mas todas as escolas foram muito criativas nas atividades e nos trabalhos. Podemos afirmar que a proposta foi cumprida com sucesso, que foi de fortalecer a consciência ambiental e de ensinar atitudes práticas para a preservação dos recursos naturais e da natureza como um todo”, ressaltou a Secretária Luciane.

A Secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio, destaca dois pontos que considera principais deste 19ª EMESA: o conhecimento demonstrado pelos alunos sobre o tema e o novo formato do encontro. Em edições anteriores, o EMESA era realizado em um único dia, geralmente no sábado, no ginásio da Área de Lazer do Trabalhador. Porém, neste ano, assim como em 2022, foi realizado durante uma semana em todas as escolas municipais com apresentações e exposições dos trabalhos elaborados pelos alunos.

“Eu vejo como fantástico o nível de conhecimento dos alunos da rede pública sobre meio ambiente. Eles sabem sobre tratamento e economia da água, sobre preservação ambiental, sabem sobre a forma correta de descartar os resíduos – o que podem colocar no ‘saco verde’, o que pode ir para a cooperativa e o que vai para o lixo comum. Vale ressaltar a ação ‘o rio começa aqui’; dessa forma, elas aprendem que não podem descartar lixo na rua porque ele vai para o rio e o contamina. E, principalmente, um tema que foi muito abordado, que é o projeto Tabarana – a volta do peixinho no rio a partir de águas limpas. E com o período de uma semana, os professores têm mais tempo para propor atividades lúdicas, e as crianças gravam melhor a mensagem. Isso tudo é muito bom porque, com esse nível de conhecimento, elas passam a ser divulgadoras das ações de proteção. E é um conhecimento que vai acompanhá-las por toda a vida delas”, ressaltou a Secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.