Educação | 23/08/2023

EMESA: alunos apresentam e expõem trabalhos sobre preservação ambiental para pais e comunidade escolar

O Prefeito Estanislau Steck esteve na manhã desta quarta (23) no CECI Pica-Pau Amarelo em visita à exposição com as atividades feitas pelas crianças; o Encontro Municipal de Educação e Sustentabilidade Ambiental acontece até sexta (25) em todas as escolas municipais

As escolas municipais de Louveira estão com uma movimentação diferente nesta semana por conta das atividades do Encontro Municipal de Educação e Sustentabilidade Ambiental (EMESA). O encontro, que começou nesta segunda-feira (21) segue até sexta-feira (25) com exposição dos trabalhos realizados e apresentações tanto por vídeos como pelos próprios alunos aos pais e à toda comunidade. Para prestigiar o encontro, o Prefeito Estanislau Steck visitou nesta quarta-feira, 23 de agosto, as crianças do CECI Pica-Pau Amarelo. Na terça-feira (22) o Prefeito Estanislau Steck esteve no Ceil Centro, acompanhado pela Primeira-dama e Presidente do Fundo Social, Magali Steck, e a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.

“O EMESA é muito importante para o processo de aprendizagem das crianças e vai ao encontro do que priorizamos em Louveira, que é a preservação ambiental. Estamos cercados por natureza; temos matas ciliares e bastante água, valorizamos as áreas rurais, e ensinar as crianças a preservar tudo isso é o maior legado que podemos deixar. Temos acompanhando as atividades das escolas e todas estão de parabéns porque realmente materializaram o conhecimento dos alunos”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

No CECI Pica-Pau Amarelo, a gestão escolar organizou uma sala com a exposição para visitação, inclusive com fotos das atividades, já que muitas delas aconteceram de maneira lúdica por conta das idades das crianças. Entre as atividades, as crianças confeccionaram brinquedos com materiais recicláveis, aprenderam a economizar água durante o banho e a escovação dos dentes, conheceram o ciclo da água, a maneira correta de descartar o lixo e criaram na escola uma horta a utilizando garrafas pet para acomodar as plantas.

A Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, explica que as atividades desenvolvidas são desenvolvidas a partir da idade e fase dos alunos. “Muitos dos trabalhos vem sendo realizados deste o começo do ano, com visitas guiadas à mata ciliar, ao rio Capivari, por exemplo; alguns visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto, outros alunos foram conhecer o Centro Tabarana, onde puderam conhecer o percurso da água. Então dependeu da fase de conhecimento das crianças. Mas todos estão participando”, ressaltou a Secretária Luciane.

Os trabalhos das crianças estão expostos nas escolas e têm como tema central “Água para nós, água para mim, minha voz no comitê mirim”, que faz alusão ao Projeto Gota d’Água 2023, promovido pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ, da qual Louveira participa.

O EMESA está em sua 19ª edição e é resultado da parceria entre a Secretaria de Educação e Secretaria de Gestão Ambiental no sentido de fortalecer as políticas públicas de preservação dos recursos naturais.

As atividades seguem até sexta-feira, 25 de agosto, e seguem o seguinte cronograma:

De 21 a 25/08: CEIL Centro Fundamental - Exposição das 7h às 11h e das 13h às 16h30

De 21 a 25/08: Ceil Centro Infantil - Exposição e Projeto Taba Ecobag, das 7h às 8h e das 17h às 18h

De 21 a 25/08: EMEI Nicolau Finamore: 8h às 16h – Exposição;

De 22 a 25/08: EMEB Frederico Pagotto - no horário da saída, às 17h30 – Exposição

De 23 a 25/08: EMEF Melissa Sicalhoni: no dia 23, as apresentações começam às 9h e às 13h; já nos dias 24 e 25, acontecem das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h - Apresentação

De 23 a 25/08: CECI Herdeiros do Futuro: de 21 a 25 – Exposição durante todo o dia

De 21 a 25/08: EMEI Vice-Prefeito Pedro Miqueletto: Exposição das 11h às 12h e das 16h30 às 17h30

Dia 21/8 (segunda-feira)

CEIL Bairro Fundamental: às 8h e às 13h – Exposição;