Geral | 04/04/2023

Em prevenção a dengue, Prefeitura realiza peça teatral aos alunos da Rede Municipal

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Saúde e de Educação, iniciou na segunda-feira (3), uma sequência de apresentações teatrais sobre a dengue nas escolas da Rede Municipal. O objetivo é ensinar as crianças sobre os cuidados e como evitar criadouros do mosquito transmissor em suas casas. A ação faz parte da gestão do prefeito, Estanislau Steck, que reforçou os cuidados contra a dengue por meio de ações de prevenção e conscientização.

“É a Prefeitura e a população juntas contra a dengue, e as crianças não poderiam ficar de fora. Ensinar a elas como se protegerem, além de trabalhar no futuro das próximas gerações, é também um meio de chegar aos pais e responsáveis que moram junto. Estamos todos juntos no mesmo propósito”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

O teatro é realizado utilizando fantoches, e por meio de uma história divertida, ensina as crianças sobre os sintomas e os cuidados para evitar criadouros do mosquito. Ao fim da peça, é apresentado um vídeo com desenho animado com informações complementares.

Nesta terça-feira, a peça foi apresentada para os alunos das Fases 2, 3, 4 e 5 da Escola CECI Paraíso do Saber.

“Um dos principais meios de combater a dengue é através de ações de prevenção. Além de todo o trabalho que estamos realizando por meio da Vigilância em Saúde, que consiste em visitas periódicas em pontos estratégicos com eliminação de criadouros e orientações para a população da região, trabalhar junto com a educação é essencial para ensinar os moradores e as crianças a combater a dengue em suas casas”, disse a secretária de Saúde, Marcia Bevilacqua.

Em outra ação de combate à dengue, a Prefeitura está realizando um fumacê nesta semana nos bairros Jardim Diamante, Jardim Belo Horizonte e Altos da Colina. CLIQUE AQUI para mais informações.

Na rede municipal de ensino, as ações preventivas e de conscientização também são pauta dentro das salas de aula, e realizadas em parceria com a Vigilância em Saúde. “As ações deste ano já começaram. A Vigilância leva para os alunos do Ensino Fundamental uma maquete explicativa para que as crianças possam ver e entender os locais que podem ser possíveis focos de dengue; e para as crianças menores, da Educação Infantil, geralmente são feitos ‘teatrinhos’ ou alguma apresentação, para ser mais didático para eles", disse a secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.

Confira abaixo as escolas que contarão com a apresentação teatral sobre a dengue:

CECI Herdeiros do Futuro

CECI Paraíso do Saber

EMEI Prefeito Nicolau Finamore

CECOIN Chapeuzinho Vermelho

CECI Pipa Pau Amarelo

CEIL Bairro

EMEF José Odair Montelatto

CEIL Centro

EMEI Vice-prefeito Miqueletto

CECI Mundo Maravilhoso

CECI Pequenos Brilhantes

EMEB Frederico Pagotto

Como se prevenir da Dengue?

- Tampe tonéis e caixas d’água;
- Mantenha as calhas sempre limpas;
- Deixe garrafas ou outros recipientes sempre virados com a boca para baixo;
- Mantenha lixeiras bem tampadas;
- Deixe ralos limpos e com telas;
- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
- Retire água acumulada na área de serviço ou em locais como atrás da máquina de lavar roupa.
- Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas;
- Limpe ralos e canaletas externas;
- Atenção com bromélias, babosa e outras plantas que podem acumular água;
- Utilize lonas bem esticadas para cobrir objetos e evitar formação de poças d’água;
- Mantenha objetos que podem acumular água, como pneus, cobertos ou virados de forma que a água não fique parada.

Sintomas

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (>38°C), que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de fraqueza, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele e coceira.

Os sinais de alarme são assim chamados por sinalizarem a evolução para formas mais graves, com risco, inclusive, de óbito. São eles: dor abdominal intensa, vômitos persistentes, queda de pressão, desmaio e sangramento de mucosas.

Caso observe um dos sintomas citados, busque um serviço de saúde imediatamente. Não tome nenhum medicamento por conta própria.

Proteja você e sua família

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Com hábitos diurnos, se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir de ovos colocados pelas fêmeas e distribuídos por diversos criadouros.

Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada – ambiente propício para procriação do Aedes aegypti.

Números

De acordo com o último boletim emitido pela Secretaria de Saúde no dia 30 de março, Louveira registrou 143 casos notificados em 2023, sendo 87 descartados e 52 confirmados. Destes, 46 são autóctones (contraídos na cidade), 1 importado (de outras cidades) e 5 em investigação.

Em 2022, foram notificados 404 casos, sendo 288 negativos e 116 positivos. Dos positivos, 12 eram importados e 104 autóctones. É importante enfatizar que em 2022 houve um maior número de casos entre os meses de abril e maio, mais precisamente 70% dos casos de todo ano. Por isso é importante desde já tomar os devidos cuidados para evitar um aumento de casos nos próximos meses.

Denuncie

Você também pode colaborar no combate à dengue denunciando possíveis criadouros do mosquito pelo número (19) 3878-2323, das 8h às 17h.