Educação | 05/07/2023

Em parceria com a Polícia Militar, Prefeitura de Louveira inicia Proerd Kids para alunos da Educação Infantil

Programa foca em orientações de cidadania, em especial de segurança pessoal e educação no trânsito, de forma lúdica e didática, por meio de desenhos, gravuras e cartazes; programa atenderá mais de 800 alunos na fase 5, com idades entre 5 e 6 anos

Como parte importante dos investimentos em programas pedagógicos, a Prefeitura de Louveira, em parceria com a Polícia Militar, deu início nesta semana ao Proerd Kids, voltado para os alunos de Educação Infantil. Versão infantil do programa institucional da PM de resistência às drogas e à violência, o conteúdo ministrado pelo policial orientador aborda de forma diferenciada os temas, de maneira mais lúdica e didática, focando, principalmente, em segurança pessoal e educação no trânsito.

Pelo segundo ano consecutivo realizado em Louveira, o Proerd kids acontece de 3 a 27 de julho nas escolas, atendendo a 814 alunos em fase 5, ou seja, com idades entre 5 e 6 anos.

“Nós fizemos recentemente a formatura do Proerd para as crianças maiores e mais uma vez foi uma experiência muito importante, porque o programa traz uma abordagem fundamental para que as crianças compreendam questões sérias de cidadania, como ficar longe das drogas, saber se defender contra a violência, respeitar a família, buscar a prática de esporte, entre outros temas, e que precisam ser trabalhadas desde cedo nelas. E o Proerd Kids é uma nova versão, que atrai a atenção das crianças de forma adequada à idade delas, mas que também busca orientá-las para os temas que importantes para o exercício da cidadania. Estamos contentes por receber mais uma vez o Proerd Kids aqui em Louveira”, disse o Prefeito Estanislau Steck.  

De acordo com a Secretaria de Educação, são 50 salas de fase 5 na Educação Infantil. Participam do Proerd Kids em Louveira os alunos das escolas CECOIN Chapeuzinho Vermelho, CECI Mundo Maravilhoso, CECI Pequenos Brilhantes, CECI Herdeiros do Futuro, CECI Pica-Pau Amarelo, CECI Paraíso do Saber, CEIL Bairro, CEIL Centro, EMEF José Odair Montelatto, EMEI Vice-Prefeito Pedro Miqueletto e EMEI Prefeito Nicolau Finamore.

A versão kids do Proerd transmite uma mensagem de valorização à vida, não deixando de abordar a prevenção da violência, abuso de drogas, porém, com linguagem apropriada para a faixa etária das crianças. As orientações acontecem por meio de diversas atividades, entre elas, apresentações, palestras, dinâmica e trabalhos feitos por lâminas decorativas, desenhos.

“O objetivo é conscientizar as crianças sobre temas delicados, no sentido de ensiná-los a se defenderem, a como se comportarem e reagirem diante de situações de perigo. São instruções muito importantes para que elas compreendam que têm voz e que devem se proteger. Estas ações são de praxe dentro da sala de aula, mas a presença do Proerd é sim muito enriquecedora no sentido de trazer o policial, como uma nova autoridade para as crianças. Desta forma, os temas chamam ainda mais a atenção. Então é um programa que é muito bem-vindo na rede de ensino de Louveira”, ressalta a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.

Proerd em Louveira

O início do Proerd Kids em Louveira se dá após a conclusão do Proerd para os alunos do Ensino Fundamental. No último 29 de junho, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e parceria com a Polícia Militar, realizou a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) para 432 alunos das turmas dos 5º anos. A cerimônia foi realizada no ginásio da Área de Lazer do Trabalhador, com a presença do Prefeito Estanislau Steck, dos familiares e das autoridades policiais e educacionais.