Desenvolvimento Urbano | 19/03/2024

Em obras, Praça da Bica terá concha acústica para shows, playground, espaço para feira, fonte interativa e nova bica

O projeto contempla uma estrutura que vai transformar a praça: a nova bica terá cobertura e ao lado, uma fonte interativa e luminosa; o playground terá equipamentos adaptados para crianças com deficiências; e o espaço da feira contará com banheiros masculino e feminino

A Praça da Bica é o novo local que passa atualmente por reforma a partir dos investimentos da Prefeitura em cumprimento ao plano de revitalização dos espaços públicos de Louveira. Após o fechamento de todo o entorno da praça e primeiros serviços no local, avança a construção da concha acústica, um espaço completamente estruturado para receber shows e apresentações culturais, com arquibancada para acomodar a plateia, camarim e sanitários. A fundação da construção já está em andamento, na esquina das ruas Anderson Marques e Umberto Berthé.

Com cerca de 2,9 mil m², a praça terá ainda novos equipamentos. Entre eles novo playground para as crianças, inclusive com brinquedos adaptados para pessoas com deficiência, na parte superior da praça, ao lado da Rua Irmã Fedelina. As obras da Prefeitura são realizadas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

Importante local de convivência para os moradores do bairro Santo Antônio, a praça é tradicional devido à bica onde grande parte das pessoas se abastece com água potável e onde também acontece a tradicional feira noturnas às sextas-feiras. Mesmo com as obras, a bica continua aberta para abastecimento da população e continuará até que a nova bica esteja pronta.

Mas o projeto prevê um novo local coberto e mais adequado para o abastecimento de água pela população. Ao lado, uma fonte interativa e luminosa, que irá compor, junto com o paisagismo, um ambiente agradável junto a um amplo espaço para circulação e também para a feira noturna. Por enquanto, a feira tem sido realizada em frente à praça, na Rua Anderson Marques, que permanece fechada para acesso de veículos de sexta-feira, das 18h30 às 21h30. A previsão para a conclusão da obra é de um ano.