Educação | 05/04/2023

Em Louveira, Educação Financeira e incentivo à leitura são projetos de destaque para alunos do Ensino Fundamental

Projetos fazem parte das atividades extracurriculares ministradas para os alunos de Ensino Fundamental; Secretaria de Educação desenvolve também projetos de contação de história e de socialização entre outros alunos

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, realiza durante todo o mês de abril diversas atividades extracurriculares para os alunos de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. Entre elas estão projetos de “Educação Financeira” e de incentivo à leitura, que focam não apenas no ensinamento de conhecimentos técnicos, mas que promovem um verdadeiro avanço no processo de desenvolvimento da formação cidadã das crianças. Nesse momento, muitos desses projetos  são desenvolvidos junto aos alunos de 1º ao 5ºano no contraturno das Escolas Fundamentais de Ensino Integral, dando também importância à Educação Infantil desde a fase 2 até a fase 5 com o Projeto “Indo a escola Contar história”.

“A educação em Louveira é reconhecidamente de grande qualidade. E isso se deve à atuação impecável da Secretaria de Educação e do corpo técnico das escolas, na realização de projetos como estes de Educação Financeira e de incentivo à leitura. Desde o início do governo temos investido de forma intensa na Educação com o objetivo de elevar ainda mais a qualidade do ensino para nossas crianças. O material didático, por exemplo, é de primeira linha, os profissionais da Educação são de grande competência; recentemente contratamos diretores, novos professores, cuidadores, todos por concurso público, ou seja, por características de merecimento. Isso reflete na qualidade do ensino. Tudo que temos feito é no sentido de oferecer o que existe de melhor para o desenvolvimento das crianças, não apenas para o conhecimento delas, mas também no sentido de formar bons cidadãos”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

Um dos destaques dentro do cronograma mensal de atividade extracurriculares é o projeto “Educação Financeira”, que tem como um dos objetivos levar o aluno a refletir sobre ações do sistema socioeconômico e seus impactos no cotidiano das pessoas. Para colocar em prática o conhecimento adquirido, uma das atividades relacionadas é a visita dos alunos aos supermercados do município para uma breve pesquisa de preços dos alimentos que mais consomem.

A Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, explica que as atividades envolvem a criatividade dos alunos. No CEIL Bairro, por exemplo, no projeto de Educação Financeira, as crianças ‘criaram’ uma moeda interna para o projeto, denominada TabaCoin; o nome é uma referência à criptomoeda bitcoin, relacionado ao Tabarana, que é o peixe símbolo da cidade de Louveira.

Leitura e Socialização

Com objetivo de incentivar a leitura nos alunos, também estão sendo realizados diversas atividades de incentivo à leitura e que promovem nos alunos a capacidade de raciocínio, desenvolvem a criatividade e outras habilidades. O projeto “Brincando com Letras”, por exemplo, é um importante aliado no momento da alfabetização, pois desenvolve este processo de aprendizagem de maneira lúdica e criativa.

Neste sentido, de incentivar nas crianças o apreço pela língua portuguesa, pela leitura e por histórias, serão realizados neste mês dois projetos. O “Clube do Livro” proporciona aos alunos o interesse pela leitura e pela contação de histórias; e o projeto “Indo à escola Contar História” que acontece tanto para alunos do Ensino Fundamental como para Educação Infantil visa aproximar da escola a comunidade e a família, resgatando aquelas histórias vividas e contadas pelos antepassados. O objetivo é estreitar o vínculo das crianças com a família, com a cidade e preservar a cultura.

E como importante atividade no sentido de promover a inclusão e a socialização entre os alunos, a Secretaria de Educação realiza o projeto “Aluno Acolhedor”. De acordo com a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, todos os projetos têm o objetivo pedagógico de fazer com que as crianças possam colocar em prática, tanto dentro da escola como em casa, com suas famílias e amigos, as ações de formação cidadã que aprenderam em sala de aula.

“No caso do projeto Aluno Acolhedor, por exemplo, a intenção é proporcionar maior integração entre os próprios alunos, a comunidade escolar, os funcionários, os visitantes e também deles com o ambiente escolar e com os espaços físicos da escola. Mas por meio de todos estes projetos, os educadores trabalham princípios e valores essenciais que despertam as crianças para o processo de formação e desenvolvimento delas”, ressalta a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.