Educação | 19/04/2023

Em Louveira, alunos da rede municipal celebram Dia dos Povos Indígenas

Atividades são uma importante ação de valorização sociocultural e acontecem nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental

Como forma de valorizar a diversidade das etnias indígenas, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nesta quarta-feira, 19 de abril, diversas atividades nas unidades escolares junto aos alunos para comemorar o Dia dos Povos Indígenas. Na EMEB Frederico Pagotto, o destaque foi para a exposição realizada pelos alunos. No CECI Paraíso do Saber, a data foi celebrada pelas crianças com a confecção de diversos objetos característicos, como cocar e peteca.

“A diversidades do nosso povo brasileiro é muito grande e bonita; e a escola precisa ser o local onde todos se encontram e se respeitam; e assim é na nossa Educação em Louveira. Apesar de o nosso município não ter muito presente as características indígenas, valorizar a sua cultura, os hábitos, a linguagem é valorizar os primeiros habitantes do nosso país, disse o Prefeito Estanislau Steck.

Na EMEB Frederico Pagotto, a exposição intitulada “Semana dos Povos Indígenas” foi organizada pelos próprios alunos, depois de pesquisas e estudos sobre as cultura e costumes dos índios.

Segundo informações da direção da EMEB Frederico Pagotto, para a exposição, os alunos estudaram a diversidade que compõe o Brasil, para que pudessem ter contato com a arte, a música e a literaturas de diversas etnias. A exposição também considera a Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, que prevê o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

A Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, explica que a data sempre é celebrada com atividades socioeducativas.

“No CECI Paraíso do Saber, por exemplo, os educadores confeccionaram com as crianças objetos indígenas. A peteca foi um sucesso entre elas! Por isso é importante celebrar a data, porque eles aprendem se divertindo; a escola é um ambiente onde o aprendizado está aliado ao respeito e à valorização das características culturais e individuais de cada um; e o dia do índio é mais uma data importante que sempre celebramos, justamente para ensinar essa riqueza cultural para nossas crianças”, ressalta a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.

No Brasil, pela primeira vez é celebrado o "Dia dos Povos Indígenas" e não mais o "Dia do Índio", como a data era comemorada até o ano passado. A mudança foi oficializada com a aprovação da Lei nº 14.402, de 8 de Julho de 2022, que instituiu o Dia dos Povos Indígenas, revogando então o Decreto-Lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943, que considerava a data de 19 de abril como Dia do Índio.

A mudança considera a diversidade das etnias dos povos indígenas e de suas características linguísticas e culturais, considerando ainda que eles estão presentes em diferentes contextos, tanto em áreas de mata e de preservação, como também em áreas urbanas, ou seja, dentro das cidades.