Gestão Ambiental | 24/04/2023

Em contexto ao Dia da Terra, 22 de abril, Prefeitura de Louveira destaca investimentos ambientais

Em contexto ao Dia da Terra, 22 de abril, a Prefeitura de Louveira destaca investimentos ambientais por meio da Secretaria da Gestão Ambiental e em conjunto com outras Secretarias e importantes parcerias. Em destaque está o recém lançado Centro de Educação Ambiental Tabarana, que vai proporcionar uma série de atividades interativas para toda a população. O trabalho é realizado na gestão do prefeito, Estanislau Steck, que tem o compromisso com o meio ambiente em Louveira.

“O Centro de Educação Ambiental Tabarana tem tudo haver com o Dia da Terra. Todas as atividades vão gerar benefícios para a natureza da cidade e da região, pois as nossas terras e águas estão conectadas. Vamos continuar buscando investimentos desse tipo, pois geram bons resultados para a atual e futuras gerações. O mundo é um só e devemos cuidá-lo com carinho”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Para o mês de abril, a Prefeitura foca em desenvolver o viveiro de mudas de espécies nativas e a composteira de resíduos alimentares do CEA Tabarana. A partir disso, será preparado uma série de atividades para as crianças da rede municipal, dos idosos que participam dos programas da Prefeitura e da população em geral.

O Centro de Educação Ambiental Tabarana está localizado na Avenida José Mamprim, n°110, no bairro Colina da Bela Vista. O local vai proporcionar cursos gratuitos, palestras e apresentação de filmes relacionados ao cuidado com o meio ambiente, além da disponibilização de diversas tecnologias ambientais.

“A Secretaria de Gestão Ambiental estuda realizar parcerias com restaurantes da cidade que se interessem em encaminhar restos de alimentos para serem utilizados na produção de composto orgânico. O composto será utilizado na produção de mudas de espécies nativas, que posteriormente serão plantadas em áreas urbanas e em ações de reflorestamento. A produção de mudas no viveiro do CEA Tabarana será com sementes doadas pelo Consórcio PCJ e de um banco de sementes municipal. É importante ressaltar que este trabalho tem tudo haver com o Projeto Tabarana”, disse a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

O Projeto Tabarana, lançado pela Prefeitura de Louveira em novembro de 2021, visa despoluir o Rio Capivari no trecho que corta a cidade. A ação foi batizada de Tabarana, em alusão ao peixe com esse nome e que, segundo relatos históricos, era encontrado em abundância no rio em um passado recente. Ele desapareceu por conta da poluição.

O Projeto Tabarana também está presente nas escolas municipais, no qual os alunos aprendem em sala de aula sobre meio ambiente e sobre o projeto em si. Desde o lançamento do projeto, além das aulas em classe, os alunos já realizaram atividades práticas com exposições de desenhos e estruturas tridimensionais.

O projeto de despoluição prevê esforços de todas as secretarias municipais e conta com o envolvimento da população. Foi concebido com etapas de execução de curto, médio e longo prazo, já que envolve ações imediatas e também medidas que demandam mais tempo para serem viabilizadas.

O Capivari é um dos principais mananciais hídricos do município, atrás apenas do Córrego Fetá. Sua água é captada pela Secretaria de Água e Esgoto e distribuída, depois de tratada, para a população. Ele tem 180 quilômetros entre a nascente, em Jundiaí, e a foz, no município de Tietê, e passa pelos municípios de Vinhedo, Valinhos, Campinas, Monte Mor, Elias Fausto, Capivari e Rafard.