Cidadão

Empresa

Servidor

Educação | 03/09/2013

Educação de Louveira aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Foto: Divulgação

A secretaria de Educação da Prefeitura de Louveira aderiu ao “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”, programa do Ministério da Educação que visa  assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade.

Em andamento no município desde o dia 12 de março, o curso continuado tem a intenção de manter o professor sempre atualizado e  com dinâmicas inovadoras para atrair a atenção do aluno no processo de alfabetização.  Atualmente, cerca de 80 docentes do 1º ao 3º anos do ensino Fundamental estão participando semanalmente dos treinos e cursos oferecidos pelo projeto. 

“O mais interessante  nos cursos é que são discutidos os métodos que estão funcionado e os professores passam suas experiências uns para os outros. É animador já vermos os resultados aparecendo não só nos alunos mas também  nos docentes com a visão mais ampla dos métodos de alfabetização”, destacou a secretária de Educação de Louveira, Letícia Serpa. Segundo ela, tudo que vem como ferramenta  para prender a atenção do aluno dentro de uma sala de aula ajuda muito no trabalho pedagógico do professor.

 

Alfabetização

Para a alfabetização aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas;  a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. “Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática”, relembrou Letícia Serpa.