Educação | 24/10/2023

Educação programa atividades para o 4º bimestre nas escolas municipais

Com início do 4º bimestre, escolas planejam ações para marcar a conclusão dos programas e atividades, entre elas exposições, gincanas, formaturas; Prefeitura promove também mais uma palestra voltadas à formação dos educadores

As escolas municipais dão início ao 4º bimestre com diversas atividades eventos programados. O cronograma elaborado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, inclui ações integradas com a gestão ambiental, participação em olimpíadas de matemática, conclusão de projeto de leitura, de educação financeira, formação dos educadores e formaturas dos programas pedagógicos, entre eles o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) e o Bombeiros na Escola.

As ações programadas envolvem também a formação dos educadores. No dia 31 de novembro, a Prefeitura promove mais uma formação em HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) para os professores, por meio de palestra com Ilan Brenmam. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Ilan Brenman é um dos principais escritores de literatura infantil do Brasil. A formação é destinada a todos os educadores da rede municipal de ensino.

Para os programas voltados à segurança e prevenção também estão previstas formaturas para o encerramento das atividades. Do programa Bombeiros nas Escolas a última formatura a ser realizada será para os alunos do Ceil Centro, no dia 14 de novembro. A mais recente aconteceu dia 16 de outubro para os alunos do Ceil Bairro. Participam do Programa Bombeiros na Escola os alunos das turmas de 4º ano das escolas municipais.

Para o encerramento do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) também será realizada a tradicional formatura com todas os alunos participantes, no dia 31 de novembro. Desta vez, participam os alunos da região central da cidade. A primeira formatura do ano aconteceu em 29 de junho e foi destinada para os alunos das escolas do Bairro; foram 432 formandos. O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é um realizado para os alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental, por meio de uma parceria estabelecida entre a Polícia Militar, a Escola e a Família.

Como ações fundamentais para o desenvolvimento intelectual dos alunos, será realizada a finalização do projeto de leitura, planejada e desenvolvida pela comunidade escolar durante o ano letivo de 2023, de acordo com sua demanda; e a 2ª fase da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas), que acontece no dia 9 de novembro e na qual participam 571 alunos: na categoria Mirim 1, com turmas de 2º e 3º ano, com 298 alunos, e Mirim 2, de 4º e 5º ano, com 273 alunos. Os alunos participantes foram classificados a partir do desempenho na prova da 1ª fase, que aconteceu em 28 de agosto (SAIBA MAIS).

Também no planejamento para o 4º bimestre estão incluídas diversas atividades de contraturno nas escolas.

Ceil Fundamental Centro

Dia 1 de novembro: abertura da gincana de jogos cooperativos, com provas que marcam o encerramento dos projetos realizados pelos alunos no contraturno - às 9h e às 13h - no ginásio.

Ceil Fundamental Bairro

- Gincana de jogos cooperativos: de 13 a 17 de novembro

- Finalização do projeto de educação financeira dos 1ºs e 2ºs anos: de 20 a 24 de novembro

- Exposição dos trabalhos realizados no contraturno: previsto para 19/12