Educação | 26/02/2021
EDUCAÇÃO - Louveira contrata plataforma para ensino a distância e prevê aulas na rede já em março
Secretaria prevê homologar contrato na próxima semana e começar a capacitar professores imediatamente
A Prefeitura de Louveira vai disponibilizar uma plataforma digital de educação a distância para os alunos da rede municipal de ensino terem acesso a aulas reais pela internet a partir de março.
O processo de contratação de uma empresa capacitada a oferecer esse serviço foi aberto no começo da atual gestão, que assumiu em janeiro de 2021, e finalizado na última quinta-feira (25) por um pregão presencial.
A empresa Foccus Educação e Tecnologia, que tem sede em Jundiaí, foi a vencedora. A Foccus tem experiência reconhecida em sistemas de educação a distância.
A plataforma, chamada de Plataforma de Ensino a Distância para Alunos e Educadores, é uma alternativa da Prefeitura para oferecer ensino de qualidade aos estudantes da rede municipal de Louveira neste momento em que as aulas presenciais estão suspensas pela pandemia do coronavírus.
Havia uma expectativa de que as aulas nas salas fossem retomadas no começo de março, mas o aumento dos casos de covid-19 forçou a Secretaria de Educação a suspender esse retorno sem uma data fixada para a retomada.
A expectativa da Secretaria de Educação é homologar o processo de contratação da plataforma na próxima semana e entregar login e senha de acesso a todos os alunos e professores até o dia 12 de março, quando já poderiam ser iniciadas as aulas com o novo sistema.
A plataforma vai transportar para o mundo digital todas as salas de aula que existem nas escolas da cidade. Com isso, vai permitir que os estudantes tenham acesso a aulas reais, dadas pelos seus próprios professores, sem que tenham que sair de suas casas.
A migração dos dados dos alunos, professores e escolas começa no dia 4 de março.
Nas aulas, será possível aos alunos interagirem com os professores, fazerem perguntas e até ouvir comentários dos colegas de sala dentro do ambiente virtual.
O sistema é semelhante aos que têm ido usados em larga escala para comunicação por vídeo nesses tempos da pandemia, como o Zoom, e se parece com o Google For Education, plataforma do Google que é voltada para a educação.
Serão oferecidas aulas ao vivo e também gravadas e todo o conteúdo ficará disponível para acesso por 30 dias depois da postagem.
O acesso dos alunos será simplificado, com uma interface de fácil entendimento. Esse acesso poderá ser feito a partir de computadores de mesa, notebooks, tablets e até telefones celulares.
Os professores e funcionários da Educação que tenham ligação com a oferta de conteúdo nas salas de aula vão receber treinamento e capacitação da empresa para produção das aulas digitais. Essa capacitação já começa assim que o contrato for homologado.
Na próxima semana, depois da homologação, a Prefeitura de Louveira vai apresentar o sistema oficialmente junto com mais detalhes sobre o projeto.
Para as famílias que não têm acesso à internet, a Secretaria de Educação vai continuar entregando as atividades nas escolas.