Cultura & Eventos | 18/04/2016

Dia Nacional do Choro tem programação especial na Estação Ferroviária

choro

A Estação Ferroviária está se tornando um espaço cultural na cidade, atraindo cada vez mais moradores que buscam por uma forma alternativa de lazer. Semanalmente, a Secretaria de Cultura e Eventos tem levado para o local diversas atrações para todas as idades. Desta vez, a Estação vai ser palco para a comemoração nacional do Dia do Choro.
O convidado para celebrar a data é o Núcleo de Samba Paulista Bumbo do Japi, que cantará com Ana Cavalcanti as vozes clássicas do chorinho, como ‘Tico tico no fubá’, ‘Carinhoso’ e ‘Odeon’. O evento acontece no próximo sábado, 23, a partir das 20 horas, e é gratuiro.

Com a popularização e desenvolvimento do choro algumas melodias ganharam letras e se transformaram em choro-canção, o que incomodou muitos apreciadores do choro tradicionalmente instrumental, mas que, de certa forma, acabou sendo um fator importante em relação à visibilidade e difusão do gênero.

A proposta do projeto é enfatizar o choro-canção e apresentar essa vertente ao público através de interpretações de choros já consagrados em vozes de grandes ícones do cancioneiro brasileiro, como Ademilde Fonseca, considerada “Rainha do choro” e Orlando Silva, o eterno “Cantor das Multidões”. O grupo de pesquisa de samba paulista “Bumbo do Japi” apresenta musicas de chorões paulistas na voz de João Fernandes, entre eles o célebre “Zequinha de Abreu” compositor de Tico-tico no fubá, e acompanha em formação de grupo regional a cantora Ana Cavalcanti, o que era muito comum para esse tipo de música, o cantor acompanhado por um regional composto por: violão (Laércio Miranda), violão sete cordas (Araê Souza), cavaquinho.