Água e Esgoto | 22/03/2017

Dia Mundial da Água: Louveira tem muito que comemorar!

agua

Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. Essa data, comemorada no dia 22 de março, foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão sobre esse tema tão importante.

Em Louveira a água e saneamento são tratados com atenção especial. A Secretaria de Água e Esgoto foi criada em 2013 pela atual administração com o objetivo de combater a insuficiência do sistema de abastecimento do município, decorrente de problemas em todos os seus componentes, desde a disponibilidade de água bruta, até a inadequação e sub-dimensionamento da rede de distribuição, instalações de captação, tratamento e reserva de água.

A partir de 2014, a histórica deficiência no sistema de abastecimento público foi severamente afetada em função da crise de hídrica. Nestas condições, foram adotadas, de forma simultânea, medidas emergenciais, de curto, médio e longo prazo, com o objetivo de ampliar a capacidade de atender a demanda por água, incluindo ações para minimizar as perdas no sistema. Ao todo, entre o ano de 2013 e 2016, foram investidos um pouco mais de 100 milhões de reais no setor de água e esgoto, compondo o conjunto de ações estabelecidas no Plano Diretor de Abastecimento Público, Plano de Saneamento Básico e Plano de Combate às Perdas.
Para o ano de 2017 existe uma previsão de investir, aproximadamente, 14 milhões em projetos e obras de infraestrutura.

Obras já realizadas:

• Construção do ponto adicional de captação e adutora de água bruta no córrego Rainha;

• Substituições de adutoras e rede de distribuição de cimento amianto no bairro Vila Pasti;

• Construção de nova Estação de Tratamento de Água;

• Construção de Laboratório para análise de água;

• Implantação de adutoras de reforço no abastecimento nos bairros Vassoural e Santo Antônio;

• Substituição e reforma de reservatórios municipais.

Obras e projetos em andamento:

Nove novos reservatórios:

• Arataba: 500m³
  • Jardim Bandeirantes: 1.500m³
  • Jardim Juliana: 1.500m³
  • Jardim Vera Cruz: 1.500m³
  • Monterrey: 500m³
  • Parque Brasil: 1.500m³
  • Sagrado Coração: 1.500m³
  • Terra da Uva: 1.500m³
  • Vila Omizollo: 1.500m³

• Adutoras para alimentação e retorno dos novos reservatórios;

• Projeto, licenciamento e desapropriação para a construção de represa de abastecimento no córrego Fetá;

• Projeto, licenciamento e desapropriação de ponto adicional de captação no rio Capivari;

• Substituição de redes de cimento amianto na área central (em obra) e parte do bairro Santo Antônio (projeto).

IMG_20170316_105624685.jpg
IMG_20170316_110730350_HDR.jpg