Saúde | 04/03/2024
Dia Mundial da Obesidade: Prefeitura foca em prevenção e tratamento gratuito
Para adultos com Obesidade Grau III, a Prefeitura conta com um Programa para tratamento e promoção da perda de peso, que é referência na região e é a porta de entrada para a cirurgia de bariátrica na Unicamp
Nesta segunda-feira, 4 de março, é o Dia Mundial da Obesidade. A Prefeitura de Louveira conta com amplos serviços para promover saúde, bem-estar e prevenção contra a obesidade infantil e em adultos. Para adultos com Obesidade Grau III, a Prefeitura conta com um Programa para tratamento e promoção da perda de peso, que é referência na região e é a porta de entrada para a cirurgia de bariátrica na Unicamp. Com foco nas crianças, a merenda escolar é planejada por nutricionistas, com o objetivo de ser nutritiva e saudável para todos os alunos, atendendo também aqueles com restrição alimentar.
O Programa contra a obesidade é realizado no Centro de Reabilitação de Louveira (CRL), que possui uma academia totalmente equipada para exercícios e atividades físicas. Os pacientes contam com uma equipe multidisciplinar que contém psicóloga, nutricionista e educador físico, que em um trabalho em conjunto, tem o objetivo de auxiliar o paciente na saúde mental, conscientizar e instruir sobre alimentação saudável, e realizar atividade física com supervisão e orientação individualizada. Este programa também é o intermediador para a cirurgia de bariátrica pela Unicamp, sendo Louveira referência na região.
De acordo com Fernando César da Silva, educador físico na academia do CRL, especialista em Obesidade, cerca de 70 pacientes já passaram pelo Programa, entre eles houveram pessoas que perderam 40kg, 50kg e até 60kg. Atualmente cerca de 15 pessoas estão em tratamento.
Neste projeto, o IMC (Índice de Massa Corporal) solicitado para entrar no grupo é +/= 40, classificado com Obesidade Grau III. Para o morador entrar no programa, é necessário passar pela Atenção Básica na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa, então será feito uma análise, e se necessário, a pessoa será encaminhada. Em caso de crianças, os pais ou responsáveis podem marcar consulta com o pediatra para receber as orientações necessárias. CLIQUE AQUI para conferir a lista de endereços e contatos de todas as UBS’S.
Com foco na prevenção contra a obesidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, conta com uma série de modalidades esportivas disponíveis para a população, como por exemplo natação, basquete, futsal e capoeira. Além disso, por toda a cidade há espaços para a prática de atividade física, como quadras poliesportivas, Área de Lazer do Trabalhador e o Parque Luigi Martini.
Para as crianças da Rede Municipal de Ensino, a merenda escolar é planejada por nutricionista, que realiza o trabalho com foco em alimentação nutritiva e saudável para todos os alunos, atendendo também casos especiais como intolerantes à lactose, alérgicos ou recém operados.
Dicas contra obesidade
1 - Ofereça uma alimentação saudável para todos os residentes da casa: Inclua frutas, legumes e proteínas magras nas refeições. Evite alimentos processados, ricos em açúcar e gorduras saturadas.
2 - Beba água: Incentive o consumo de água ao longo do dia, em vez de sucos industrializados e refrigerantes. A água é essencial para uma boa saúde.
3 - Estabeleça horários regulares para as refeições: Manter horários fixos para as refeições ajuda a controlar a fome e evita o consumo de lanches não saudáveis fora de hora.
4 - Busque a prática de atividade física: faça algum esporte regularmente. Com as crianças, incentive passeios ao ar livre, brincadeiras ativas e a prática de esportes.
5 - Ensine e pratique hábitos saudáveis desde cedo: Desde a infância, ensine as crianças a fazerem escolhas saudáveis. Demonstre a importância de uma alimentação equilibrada e da prática regular de exercícios físicos.
6 - Seja um exemplo: Mantenha hábitos saudáveis, tanto na alimentação quanto na prática de exercícios.
7 - Busque ajuda profissional: Se você suspeitar que você ou seu filho está com sobrepeso ou obesidade, consulte um profissional de saúde. Eles podem fornecer orientações personalizadas e ajudar a desenvolver um plano de ação adequado.
Lembre-se de que cada pessoa é única e pode ter necessidades diferentes. A adaptação é essencial para promover um ambiente saudável e prevenir a obesidade.