Segurança | 26/11/2015

Defesa Civil de Louveira realiza Operação Verão

Coordenadores da Defesa Civil do Aglomerado Urbano de Jundiaí

A Defesa Civil de Louveira se prepara para o início da Operação Verão 2015/2016, que entra em vigor a partir do dia 1º de dezembro. Com previsão de término no dia 31 de março de 2016, a atividade tem como objetivo a conscientização e segurança da população nesta estação que tem grandes índices de chuva.

A Operação Verão consiste na identificação de áreas de inundações, deslizamento de terra e outros desastres referentes à estação, atentando-se próximos às áreas habitadas e em locais de circulação de pessoas e trânsito de veículos e até mesmo em locais de criação e permanência de animais domésticos e de abates.
Louveira possui o Plano de Defesa de Civil, como é conhecido como Plano de Contingência e Plano de Chamada, onde todas as Secretaria e divisões subordinadas tem o objetivo e ação para executar caso ocorra um desastre natural, como deslizamento de terra conhecido também como escorregamento e outra situação caso ocorra inundação e os seus fatores similares.

Informação

O calor e a umidade típicos do verão propiciam a formação dos raios e é exatamente nesta época do ano que aumenta o número de mortes causadas por este fenômeno. A Defesa Civil informa e orienta a população sobre algumas das medidas que devem ser tomadas para se proteger da ação de raios, como: abrigar-se em edificações como: prédio, casa e similares, evitando áreas que apresentam partes abertas; não ficar próximo a carros, tratores, motos ou bicicletas; não ficar perto de aparelhos elétricos, tais como telefone com fio ou celular conectado ao carregador; evitar o contato com água e metal, que são condutores de eletricidade.

O cobre e o alumínio presentes nos postes atraem raios, então fique longe deles. Mesmo quando já encontrou um abrigo, é importante evitar a proximidade com esses elementos; ficar debaixo ou próximo de árvores é perigoso. O destino do raio é sempre a superfície (terra, concreto ou mar) e pode atingir quem estiver por perto. Para evitar qualquer tipo de dano, principalmente físico; a melhor medida é a prevenção.