Cidadão

Empresa

Servidor

Segurança | 29/10/2013

Defesa Civil atende 25 chamadas de incêndio durante Operação Estiagem

Foto: Jasso / PML

A Defesa Civil da Prefeitura de Louveira ajudou a conter 25 incêndios durante a Operação Estiagem deste ano, que começou em junho e terminou no final de setembro. Nestes casos, o órgão verifica a iminência de perigo causado pelo fogo e articula junto à Secretaria de Serviços Públicos e o Corpo de Bombeiros para auxiliar no combate aos incêndios. 

“Em primeiro momento, verificamos se há riscos à vida humana e ao patrimônio, para em seguida articular com os serviços públicos, que auxilia com caminhão pipa e um trator utilizado para realização de acero para conter o foco de incêndio”, explica o chefe da Defesa Civil de Louveira, Roberto Finamore. “Já em casos mais críticos, como em residências ou grandes incêndios em indústrias e similares, acionamos o Corpo de Bombeiros”.

Durante o período, agentes do órgão visitaram residências para entregar materiais de conscientização, já que muitos incêndios que aconteceram na cidade foram considerados criminosos. “Conter essa prática tem exigido um trabalho intenso da Defesa Civil, da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e da secretaria de Gestão Ambiental, Serviços Públicos. Os órgãos municipais reforçam a importância dos cidadãos agirem de forma consciente uma vez que as queimadas trazem sérios riscos para a saúde humana e para o meio ambiente”, diz o coordenador da Defesa Civil,Garcia.   

Uma das ações mais significativas foi realizada em um terreno próximo de área verde no Bairro da Estiva, no dia 16 de julho, por volta das 16h.  O incêndio se propagava rapidamente pela vegetação seca quando a Defesa Civil de Louveira acionou os serviços públicos e os bombeiros, que contiveram o fogo utilizando o caminhão dos bombeiros e o trator da Secretaria de Serviços Públicos. A ação conjunta contou com a participação também da Brigada de Incêndio da Empresa Procter & Gamble, da Secretaria de Água e Esgoto de Louveira e Guarda Municipal.

Além de evitar incêndios, as ações da Operação Estiagem visam minimizar os efeitos do clima seco à saúde da população. É feito um monitoramento constante e emissões de alertas sobre a qualidade do ar e quedas bruscas de temperatura. Neste ano Louveira esteve oito dias com a umidade relativa do ar abaixo dos 30%, entrando em Estado de Atenção, e outros dois com índice menor do que 20%, ficando em Estado de Alerta.