Assistência Social | 12/05/2022

CRIANÇAS - Prefeitura abre neste sábado (14) a programação da Semana Mundial do Brincar 2022

Atividades incluem contação de história, brinquedos nas escolas, exposição de painéis e encontro com famílias e comunidade

A Prefeitura de Louveira abre no próximo sábado (14) a programação da Semana Mundial do Brincar na cidade. A campanha tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar na infância, reforçando a importância das brincadeiras livres para o desenvolvimento físico e emocional das crianças.

A semana faz referência ao Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio, e também tem como foco engajar o poder publico e a sociedade civil na discussão sobre formas de se colocar em prática o direito de brincar e o desenvolvimento pleno de nossas crianças.

Em Louveira, a Semana do Brincar tem ações programadas entre 14 de maio e 2 de junho. No próximo sábado, a partir das 9h, atividades para toda a família serão oferecidas simultaneamente na Quadra de Esportes do Terra da Uva e no Centro Comunitário do bairro Sagrado Coração de Jesus. A ideia é sensibilizar os pais e responsáveis acerca da importância do brincar, promover momentos de troca de experiências entre eles.

No mesmo dia, escolas municipais vão receber alunos, pais, voluntários e funcionários para pintura de amarelinha e caracol no chão de áreas previamente definidas pela Secretaria da Educação.

Além disso, a partir do dia 18 de maio, todas as escolas da Rede Municipal de Ensino (Infantil e Fundamental) desenvolverão programação especial voltada para o tema. Haverá ainda brinquedos infláveis, pipoca e algodão-doce para as crianças.

Saúde

De 23 a 27 de maio, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, estarão expostos painéis explicativos sobre a importância do brincar. Haverá ainda painéis para pintura a dedo, decoração com bexigas coloridas e exibição de desenhos/filmes infantis nas salas de espera.

Histórias

Na sexta-feira (27), a neuropsicopedagoga Larissa Scomparim fará uma rodada de contação de história com cantigas e utilização de objetos lúdicos na UBS Antônio Carlos dos Santos – PAS às 13h.

A Semana Mundial do Brincar será realizada em parceria com as Secretarias de Assistência Social, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Educação e apoiada e monitorada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Confira a programação 

Dia 14/5 (sábado)

– Oficinas familiares – A importância do brincar

Local 1: Centro Comunitário Sagrado Coração de Jesus - Rua Zenaide Tasca Finamore, 32 Sagrado Coração de Jesus, das 9h às 12h.

Local 2: Quadra de Esportes Terra da Uva: Rua Antônio Chicalhone, 338 – Santo Antônio, das 9h às 12h

– Pintura e brincadeiras de chão nas escolas a seguir:

EMEF Ângelo Argenton Filho – 8h30 às 10h30

CECI Paraíso do Saber – 8h30 às 10h

CECOIN Pequeno Príncipe – 8h às 11h

CECI Mundo Maravilhoso – 8h às 12h

CEIL Fund Bairro – 8h às 12h

EMEI Pedro Miqueletto – 8h às 12h

CECOIN Chapeuzinho Vermelho – 8h às 12h

18/5 a 2/6

– Atividades diferenciadas nas escolas 

23/5 a 27/5

– Painéis explicativos e atividades lúdicas nas UBSs

Local: Todas as UBSs 

27/5

– Contação de história. Local: UBS Antônio Carlos dos Santos – PAS: Rua São Carlos, 177 – Bairro Santo Antônio. Horário: 13h às 15h