Saúde | 22/03/2021
COVID – Com UTI e Hospital de Campanha lotados, pacientes são internados em alas da Santa Casa
Com UTI e Hospital de Campanha lotados, cidade busca alternativas para garantir atendimento aos 33 pacientes internados, maior número registrado desde o início da pandemia
O sistema de saúde de Louveira opera muito acima do limite nesta segunda-feira (22). Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 10 pessoas seguem internadas e entubadas, ocupando 100% da capacidade da UTI. A cidade tem ainda 15 pessoas internadas no Hospital de Campanha, 3 nos leitos de cuidados intermediários, 4 pessoas em leitos de enfermaria na Santa Casa e duas crianças, de 1 mês e de 1 ano e oito meses, internadas na Ala Pediátrica.
Com a lotação do Hospital de Campanha – que teve o número de leitos ampliado de 12 para 16 na última sexta-feira (19) e segue com 94% de ocupação – a Secretaria de Saúde foi obrigada a encontrar novos espaços nas alas de enfermaria do Hospital para acomodar pacientes vítimas de complicações da covid-19.
O número de casos da doença confirmados no final de semana também é alarmante: entre sexta e segunda-feira, 72 pessoas tiveram o diagnóstico confirmado.
O secretário de Saúde, Eduardo Gomes de Menezes, apela para que os cidadãos cumpram os protocolos sanitários de combate ao coronavírus.
“Estamos sobrecarregados e a única saída eficaz neste momento é a adoção de medidas para diminuir as taxas de contágio. Temos feito todo o possível para aumentar o número de leitos disponíveis e garantir estrutura de atendimento nas unidades de saúde. Porém, se as pessoas não conscientizarem, e se não houver colaboração, o cenário será cada vez mais pior”, reforça o secretário.
Números
Até o momento, Louveira contabiliza 2.142 casos de covid-19, 313 suspeitos e 351 pessoas seguem em isolamento domiciliar. Ao todo, 33 pessoas estão internadas na cidade, o maior número registrado desde o início da pandemia.
“Estamos estudando formas de ampliar ainda mais o número de leitos do Hospital de Campanha e o número de leitos de UTI. Contudo, pedimos a todos que usem máscaras, higienizem as mãos e, principalmente, respeitem as medidas de distanciamento social. Mais do que aumentar o número de leitos, o que precisamos desesperadamente neste momento é diminuir o número de pessoas contaminadas”, ressalta o secretário de Saúde.
Conscientização
O apelo para o cumprimento das regras da Fase Emergencial ganhou na última sexta-feira (19), o apoio de uma campanha de conscientização elaborada pela Prefeitura com objetivo de levar informações sobre a gravidade do cenário da pandemia para o maior número possível de pessoas na cidade.
A campanha tem outdoors, vídeos, peças para circulação em redes sociais e material de comunicação para a imprensa regional. Um carro de som também está circulando pelas ruas da cidade informando sobre as ações de desinfecção nos bairros, o uso de máscaras e a necessidade de se evitar aglomerações na cidade.