Gestão Ambiental | 12/09/2019

Corante é usado em ação de combate às ligações irregulares contribuindo para o tratamento de esgoto na cidade

A Prefeitura de Louveira, por meio das secretarias municipais de Gestão Ambiental e de Água e Esgoto, promove continuamente vistorias na cidade com o intuito de monitorar residências ou estabelecimentos com possíveis ligações de água pluvial na rede de esgoto.

Essas ligações podem resultar na diluição do efluente que chega na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), prejudicando a ação das bactérias que promovem o tratamento do esgoto, além de sobrecarregar a ETE com grandes volumes de água de chuva.

No dia 27 de agosto, a fiscalização foi até o bairro Reserva das Videiras e analisou o fluxo da água que cai nos ralos das residências através da utilização de um corante para ver se segue adequadamente para a rede pluvial ou se está sendo despejado indevidamente na rede de esgoto.

As residências com ligações irregulares recebem notificações com prazo de adequação às normas exigidas. De acordo com a Lei Municipal 2.582 de 2018, o não cumprimento das exigências poderá acarretar outros tipos de sanções como multa ou interdição das atividades.