Obras | 14/06/2013

Construção da Nova ETA continua a todo vapor

Foto: Jasso / PML

Finalizar a construção da Estação de Tratamento de Água, localizada no Bairro do Leitão, é uma das principais ações planejadas pela recém-criada Secretaria de Água e Esgoto da Prefeitura de Louveira, para suprir a necessidade de abastecimento e tratamento de água da cidade. A nova ETA terá capacidade nominal para tratar 200 litros por segundo, quantidade suficiente para atender a demanda de uma população da ordem de 52 mil habitantes - ou para os próximos 15 anos, conforme estimativa populacional. “Além da estrutura planejada, há a possibilidade futura de ampliação da capacidade da nova ETA. Com isso, não será preciso construir outra estação de tratamento nas próximas décadas”, explica o secretário de Água e Esgoto, Sinésio Scarabello Filho.

Na avaliação do prefeito de Louveira, Junior Finamore, a conclusão da obra representa um grande passo no sentido de aumentar a capacidade do sistema de abastecimento de água da cidade e evitar, futuramente, a necessidade de racionamento, já que a ETA já existente opera em seu limite. “Planejamos ainda concluir as obras da Estação de Tratamento de Esgoto e construir reservatórios, represa e novos poços artesianos em locais estratégicos”, acrescentou Finamore. “Com esse e outros investimentos em infraestrutura, não só pretendemos suprir a atual necessidade de abastecimento de água da cidade, como iremos construir as bases para um futuro de desenvolvimento urbano, social e econômico em Louveira, levando sempre em consideração a preservação ambiental”, afirmou.

A atual fase da obra, orçada em aproximadamente 14 milhões e 400 mil reais, é a construção da estrutura da ETA, etapa que deve ser concluída em aproximadamente seis meses. As próximas etapas são a instalação hidráulica e elétrica, a montagem das bombas, e a implementação dos motores e equipamentos.

Funcionamento

A ETA foi dimensionada como sendo uma estação de tratamento de água do tipo convencional de ciclo completo - com processos de coagulação, floculação, sedimentação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção final de PH (acidez) para se evitar a corrosão das tubulações.

A água bruta será captada em uma caixa de chegada com dimensões de 2,20 metros de largura, 1,20 metros de comprimento e 2,40 metros de altura (elevatória de água bruta), e passará pelo processo de retirada de areia da água bruta. Depois será bombeada através de uma adutora de 400 mm para os módulos de floculação e decantação, e em seguida segue para o sistema de filtração para, enfim, chegar ao reservatório final.

Regularizar abastecimento é o principal desafio

O principal desafioda atual Administração é regularizar o abastecimento de água na cidade. Para isso, a Atual Administração assumiu o compromisso de pôr um fim na falta de água na cidade, causada pela ausência de planejamento e de investimentos nas últimas décadas.

A ETA já existente foi construída no início dos anos 80, quando a população era de pouco mais de 10 mil habitantes, e hoje sua vazão é insuficiente para suprir a necessidade dos 39 mil louveirenses. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) foi construída e inaugurada sem a ligação dos emissários com os bairros e sem laboratório adequado, ou seja, sem funcionar.

Com a finalidade de solucionar este quadro desfavorável, a Secretaria de Água e Esgoto da Prefeitura de Louveira elaborou nos últimos meses uma série de medidas, que serão implantadas em curto, médio e longo prazo.

As ações emergenciais englobam o abastecimento de algumas regiões – como parte do Santo Antônio e os bairros do Arataba e Monterrey – via caminhões-pipa, além da construção de poços artesianos também na região do Santo Antônio.

Com olhos voltados à falta de água em época de estiagem, a atual administração planeja a construção de reservatórios de armazenamento de água e de represas, sendo que uma já foi projetada e deve suprir a demanda da cidade por cinco anos.

Concluir a construção da nova ETA (como já mencionado acima) e modernizar a rede de distribuição de água tratada se tornam grandes objetivos, já que mais de 50% de água limpa são perdidos nos dutos que distribuem a água aos bairros.

A palavra de ordem, porém, é planejamento, conforme aponta o secretário Sinésio Scarabello. “Iremos planejar o abastecimento da cidade para os próximos 20 anos com a criação do Plano Diretor do Sistema de Abastecimento, que tem o objetivo de diagnosticar os gargalos e orientar os investimentos em obras de captação, adução, tratamento, reserva e distribuição de água”, explica Scarabello. O edital da licitação que irá definir a empresa responsável por elaborar este plano está em fase de preparação.