Saúde | 01/04/2021
CONQUISTA - Autistas terão atendimento prioritário garantido nas unidades de saúde
Dia Mundial da Conscientização do Autismo é celebrado nesta sexta-feira, 2 de abril
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta sexta-feira (2), traz novidades em Louveira. A partir desta semana, todas as unidades de atendimento à saúde da cidade terão as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) incluídas em suas placas de atendimento prioritário. A medida atende uma antiga demanda e chega para cumprir o que determina a Lei Federal nº 10.048/00.
Para conscientizar a população sobre os desafios enfrentados por pessoas com TEA e seus familiares, a Secretaria de Saúde também fixou diversos cartazes com mensagens sobre o dia 2 de abril nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Especialidade Médica Odontológica (CEMO) e Centro de Reabilitação de Louveira (CRL).
A data comemorativa também tem como meta reduzir a discriminação e o preconceito sobre os indivíduos que apresentam o transtorno.
Desde o início do ano, o município também trabalha para regulamentar no município a Lei federal “Romeo Mion” (Lei nº 13. 977, de 08 de janeiro de 2020) que viabilizará a emissão da carteira de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O objetivo é garantir atenção integral, pronto atendimento, prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.
Sobre o TEA
O autismo, cujo nome técnico oficial é Transtorno do Espetro Autista (TEA), é um transtorno de desenvolvimento caracterizado pela dificuldade de comunicação, interação social e por comportamentos repetitivos e/ou restritos. Os sintomas aparecem logo nos primeiros anos de vida e o diagnóstico precoce é fundamental para o bom desenvolvimento das pessoas com TEA. São crianças que necessitam de tratamento em instituições especializadas que ofereçam terapias auxiliares no desenvolvimento do indivíduo. Porém, o diagnóstico no Brasil ainda é deficitário.
A Equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Louveira conta com uma comissão técnica formada por diversos profissionais da saúde, que atende toda a população na tentativa de identificar traços causados pelo TEA. Diante da hipótese de diagnóstico, os pacientes são encaminhados para as instituições conveniadas do município como a Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) de Louveira e Lar Carlos Augusto Braga (LARCAB) de Vinhedo-SP.