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Cultura & Eventos | 17/07/2018

Conjunto histórico da subestação inicia processo de restauro

Objetivo é preservar o patrimônio e criar um espaço cultural

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O valor histórico e a preservação, através da recente restauração da Estação Ferroviária, mantém o local como o cartão-postal de Louveira. Agora, a Prefeitura iniciou o restauro de um espaço menos conhecido pelos cidadãos: A Subestação Francisco de Monlevade.

Perto de completar 100 anos, o local ficou na memória dos louveirenses pela imponência do prédio principal e pela beleza dos jardins de estilo inglês. O amplo espaço, localizado em frente ao Estádio Municipal, abriga residências, um galpão principal com maquinário norte-americano e um busto em homenagem ao engenheiro Francisco Paes Leme de Monlevade, que dá nome à subestação.

A Prefeitura está fazendo o restauro e as adequações para receber a população em um espaço cultural de valor histórico e arquitetônico.

Para isso, assumiu a administração do Complexo Ferroviário e conquistou uma verba do Governo do Estado de cerca de R$2.7 milhões de reais junto ao FID (Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos).

Setor de Convênios

Em 2013 a Prefeitura implantou um setor de convênios que busca verbas do Governo do Estado e Federal para os mais diversos investimentos. Desde então a Prefeitura conquistou cerca de R$20 milhões em recursos que são investidos em obras como o novo CRAS, saneamento, pavimentação, área verde, restauros etc.

Os serviços de convênios também atendem o Terceiro Setor, através de parcerias com entidades sem fins lucrativos que promovem ações de acolhimento de crianças, idosos entre outras.

Patrimônio de Louveira

O restauro é parte da segunda etapa do plano de preservação do Complexo Ferroviário de Louveira, que inclui a Estação e a Subestação, ambas tombadas pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

Construída em 1921, a subestação gerava energia para as locomotivas elétricas do trecho Campinas- Jundiaí, uma tecnologia inovadora para a época. Após a mudança para o diesel, a subestação deixou de funcionar, sendo totalmente desativada em 1999.