Cultura & Eventos | 19/02/2015

Conheça um pouco mais sobre cada bloco que desfilou durante o carnaval

Vila Pasti

A G.R.E.S Vila Pasti, foi fundada em 1968, é o bloco mais antigo da cidade de Louveira. Formada por um grupo de amigos na época, seus principais fundadores são: Lurdes Bonetto, Tico, Chiquinho, Verinha e Da Nina que é carinhosamente tida como presidente de honra da Vila Pasti. Na casa de Da Nina é guardado dezenas de troféus dos Carnavais da Vila Pasti. Hoje é presidida por Janderson Balan conhecido por Bingo e tem como intérprete e compositor Gabi Neves.

Com 47 anos de existência, este ano a escola optou por homenagear o criador e comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños - conhecido no Brasil pelos personagens Chaves e Chapolin, exibidos há quase três décadas na TV brasileira, e que fez e faz parte da infância de muitas crianças e adultos. Com o tema e enredo “A Vila do Chaves”, a escola entrou na avenida com abre alas, comissão de frente, bateria, 1 carro alegórico e 200 integrantes. Os destaques da alegoria ficaram por conta de Nelson Polozzi, Vera Bonetto, Beto da Farmácia, Cabeção, Suelen, Evandro e Evandra.

Os destaques mirins foram Chaves e Chiquinha. Também abrilhantaram a noite o Mestre-sala e Porta-bandeira Célio e Vandinha; rainha da bateria Claudia Roberta; passistas Gabi e Karina; mestre da bateria Bigode.

Tradição

G.R.E.S Tradição, foi fundada em fevereiro de 2005 e tem como seus fundadores Ferpa Cruz, Celso “Bock”, Cruz, Renan Cruz, Paulo Albuquerque, Manuel Albuquerque, Pena Toledo, Fabio de Angelis e Didi Bedini. As cores oficiais da escola de samba são verde e rosa. Presidida por Luis Fernando Martins Cruz - o Ferpa, tendo como vice Fábio Luiz de Angelis. A escola entrou na avenida este ano com o Tema: “Rio 450 Anos de Maravilhas e Tradição – Berço do Samba”. A Comissão de Frente: “Baía da Guanabara – O lindo azul do mar” abrilhantou a noite com os integrantes: Vanessa, Jennifer, Josiane, Livia, Cintia, Juliane e Caíque. A responsável da coreografia é a Professora Fernanda Sartori.

A Ala Infantil entrou na avenida com o tema "Vamos para a Praia". A Porta Bandeira foi Pamela Betin e Mestre-Sala: Thiago Colistochi / “O Show do Malandro na Linda Copacabana”. Ao total foram 230 integrantes.

Bateria:"Musica – A Alma Carioca"
Mestre de Bateria: Ferpa Cruz
Rainha da Bateria: Vânia Lucena / “Rio de todos Ritmos”
Ala Foliões: “A Malandragem Carioca”

Destaques de chão:

Paulo Henrique de Angelis: “Tom Jobim”

Nilvânia de Angelis: “Garota de Ipanema”

Nayara, Amanda, Valeria e Karine: “Copacabana, Princesinha do Mar”

Karmanghia: “Sambista e compositor, o personagem Carioca”

Ivone Toledo: “Carmem Miranda”

Carro Alegórico: “Rio, Cidade Maravilhosa, cartão postal do meu país”.

Destaques do Carro:

Marina Forato: “O Luxo do Carnaval”

Carlinhos: “Glamoroso Bicheiro”

Autores do Samba Enredo:Paulo Curumim, Juninho do Cavaco, Dudu, Ferpa Cruz e Toni

Interpretes do Samba:Paulo Curumim, Toni e Juninho do Cavaco.

Músicos:Juninho do Cavaco (Cavaco) e Dudu (Violão)

Olha o Chiuaua aí, gente!

Em 1983 os três amigos Fernando Camargo (Ferna), Wagner Toledo (Piló) e Robson Bevillaqua (in memoriam) fundaram um dos mais populares blocos carnavalescos de Louveira.

O samba enredo escolhido fez a apresentação do bloco com a ilustração dos Índios Chihuhahua, guerreiros fortes e de alegria singular.

Apresentou na avenida a contagiante animação dos integrantes, em sua maioria formada por negros que pelo samba no pé, acredita-se que nasceram e foram batizados com a magia da ginga.

O samba enredo deste ano foi vestido de “Encantos e Magias” que se rendem a grande festa do carnaval. O amor ao samba solta seus bruxos e morcegos para compor ao lado de uma bateria com 60 ritmistas, uma ala mirim com 35 crianças, 2 carros alegóricos, 20 integrantes de harmonia, ala com 30 piratas, mais 35 aladins, 40 costeiros, vários destaques, baianas, madrinhas e passistas que compõe uma escola de samba com 270 membros com muito amor e samba no pé.

Hoje a escola de samba continua com a firme presença do Ferna, presidente, que não mede esforços para unir os integrantes e apresentar o melhor espetáculo para todos que participam e assistem o desfile. Segundo ele o importante é o realmente vale a pena: “ser feliz, e se for sambando a alegria vai ser bem melhor”.