Cidadão

Empresa

Servidor

Esporte, Lazer e Juventude | 11/07/2013

Confiante, Cleidson ‘Pinguim’ estreia no MMA contra ‘Batman’

Foto: Divulgação

Louveira sedia a partir das 18h do próximo sábado (13 de julho) o evento MMA Super Heroes, na quadra do Centro Educacional Integrado de Louveira – Ceil do Bairro Santo Antônio. E, como representante da cidade, o jovem de 20 anos Cleidson dos Santos Ramos, o ‘Pinguim’, estreia na modalidade contra o lutador Ewerton ‘Batman’ Dario, pela categoria dos leves (até 70 kg) em um dos mais aguardados combates que antecedem o ‘card’ principal.

Prestes a encarar o primeiro desafio no MMA, Pinguim parece tranquilo e preparado para se desvencilhar dos socos, pontapés e supercílios cortados que farão parte da rotina se continuar nas artes mistas. Diz que vai pra cima do adversário e derrubá-lo logo nos primeiros minutos. Com três títulos internacionais no Jiu-Jitsu, sua estratégia é diminuir a distância e forçar o jogo de chão. “Vou colocar ele pra baixo!”, preconiza, confiante.

 

Confira entrevista completa:

Nome inteiro: Cleidson dos Santos Ramos

Idade: 20 anos

Local de nascimento: Nasceu em Brasília e mudou para Louveria com 10 anos de idade

Peso: 70 kg

Altura: 1,75

 

Reportagem: Há quanto tempo mora em Louveira?

Pinguim: Eu moro no Bairro Santo Antônio há 10 anos. Mudei para a cidade quando minha mãe (dona Francisca) se separou do meu pai, foi então que decidimos mudar para a casa do meu tio (irmão de sua mãe), aqui em Louveira.

 

Reportagem: De onde veio seu apelido, Pinguim?

Pinguim: Quando comecei a treinar Jiu-Jitsu, eu tinha apenas 13 anos. Era o menor de uma  turma em que só tinha adulto. Então por conta do meu tamanho o pessoal começou a me chamar de pinguim.

 

Reportagem: Quais artes marciais você pratica?

Pinguim: Luto Jiu-Jitsu há 13 anos e recentemente incorporei aos treinos o Boxe e o Muay Thai

 

Reportagem: Como começou no MMA (Mixed Martial Arts)?

Pinguim: Esta vai ser a minha primeira luta. O convite foi feito pelos empresários do evento, que procuraram o Eliezer (dono da academia) que me indicou para lutar. Eu já vinha me destacando no Jiu-Jitsu, já fui campeão internacional três vezes, fui campeão sul-americano, vice-campeão pan-americano, duas vezes campeão da taça São Paulo e duas vezes campeão estadual.

 

Reportagem: E qual é a expectativa para a primeira luta?

Pinguim: Mostrar as minhas técnicas de Jiu-Jitsu. Vou buscar sempre a luta de chão. Meu adversário (o ‘Batman’) tem como principal característica a luta em pé, é faixa preta de Karatê e de Muay Thai. Ele vai buscar a luta em pé sempre e meu desafio vai ser jogá-lo no chão e finalizar! Ele tem duas lutas no MMA amador já, duas vitórias. Falou que vai pra cima pra nocautear. Eu vou encurtar a distância e colocar ele pra baixo já nos primeiros minutos, vou pra cima pra finalizar.

 

Reportagem: Quem mais te apoia na luta?

Pinguim: Minha família, minha mãe.

 

Reportagem: Você teve que superar algumas barreiras para continuar lutando?

Pinguim: Teve uma época que eu precisei mudar para São Paulo e morar na academia para continuar lutando. Sempre me dediquei muito às artes marciais. Abri mão de fazer faculdade para focar no esporte e realizar o sonho de viver do esporte.

 

Reportagem: Pratica ou já praticou outro esporte?

Pinguim: Só joguei futebol, mas ‘coisa’ de escola mesmo.

 

Reportagem: Como está sendo a sua preparação para a luta, a sua rotina? Já teve que fazer sacrifícios para atingir o peso?

Pinguim: O meu treinamento não mudou. Continuo treinando jiu-jitsu duas vezes por dia, e fazendo dois treinos de boxe também. A alimentação é leve: peixe, frango e arroz integral.

Sempre tive facilidade para entrar em forma e não gostaria de fazer o que muitos atletas fazem para bater o peso (Nota da reportagem: alguns atletas passam por um processo rigoroso para perca de peso. Cortar o sal da comida para não reter líquido e horas de sauna para diminuir o liquido do corpo e baixar o peso, por exemplo).

 

Reportagem: Você espera seguir profissionalmente no esporte, ou só o enxerga como um hobbie?

Pinguim: Sonho em chegar ao UFC (Ultimate Fighting Championship) . Quero continuar no MMA e também no Jiu-jitsu, que é minha paixão. Já recebi propostas para participar de outros eventos de MMA e pretendo, a partir daí, manter o contato e continuar lutando.

 

Reportagem: Quem são seus grandes mestres nas artes marciais? Você tem alguns sparings que te ajudam no treino?

Pinguim: No Jiu-Jitsu, o Eliezer, de Louveira, e o Barbosa, de São Paulo.Hoje, junto com o Jiu-Jitsu, treino MMA com o Carlos Arevalo.Como sparings, durante a semana conto com a ajuda de dois amigos e, aos sábados, treino com seis lutadores.

 

Reportagem: Qual é seu grande ídolo no MMA?

Pinguim: O Demien Maia. Ele é um cara de personalidade, do Jiu-Jitsu também.

 

Reportagem: Em que você parece com ele (Demien Maia)?

Pinguim: Sou bastante calmo e centrado. Não tenho o perfil e ficar promovendo a luta com provocações, nem com máscaras, por exemplo. Me deram uma ideia de entra com máscara de pinguim, mas falei que não era a minha cara. Vou entrar com uma música gospel, da banda Quatro por Um e lutar com seriedade.

 

Reportagem: E fora do ringue, como você é?

Pinguim: Tenho a mesma conduta. Eu sou muito calmo, observador. Sou bastante reservado, não sou muito de extravasar.

 

Reportagem: E qual é o melhor lutador do MMA?

Pinguim: O José Aldo. É um lutador bastante completo, bom de jiu-jitsu e de em pé também. Ele é o melhor, imbatível em sua categoria.

 

Reportagem: E qual é o adversário que você gostaria de enfrentar?

Pinguim: O George San Pierre, dono do cinturão até 77 kg, uma categoria acima da minha. Eu gostaria de enfrenta-lo porque o pessoal da luta fala muito do jiu-jitsu dele, seria um duelo de luta no chão.

 

Reportagem: Nos momentos de folga, o que mais gosta de fazer?

Pinguim: Sou bem caseiro e tranquilo. Prefiro descansar da rotina de treinos e ficar com a minha família.

 

Reportagem: Qual é o seu mote, frase que norteia a sua vida, que você leva sempre consigo e te dá forçar para continuar nas artes marciais?

Pinguim: “Grandes conquistas exigem grandes sacrifícios”. É preciso ser persistente e determinado para alcançar os seus objetivos. É preciso se manter firme, não desistir.A gente passa por situações difíceis na vida, mas é preciso manter forte, firme, independente da situação. Você tem que ter um sonho, entende, traçar as metas e ter determinação para superar os obstáculos pra chegar nessa meta!

 

Reportagem: Para finalizar, qual recado mandaria para os louveirenses, para eles te apoiarem?

Pinguim: Gostaria que todos fossem assistir, para conhecer o MMA, conhecer o trabalho que é feito na cidade. Quero conquistar a vitória para mostrar o trabalho realizado aqui (em Louveira), existem bons lutadores sim (na cidade) e que têm futuro nas artes marciais. 

 

MMA SUPER HEROES                

   Louveira – São Paulo | 13/07/13   

                 Card Oficial             

Flávio "The Legendary" Álvaro x Edson "PC" Pereira

Carina Damm x Kalindra Faria

Thomas Almeida x Valdines Silva

Marcos "Babuíno" Rodrigues x Fernando "Açougueiro" Bruno

Kinberly Novaes x Herica Tiburcio

Irwing "King Kong" Machado x Bruno "Jacaré" Dias

Juliana "Julie" Aguiar x Vanessa Melo

Carlos “Carlão” Prates x Vinicius Zani

Emerson Peixoto x Edvaldo "Ed" Melo

Cleidson "Pinguim" Ramos x Ewerton "Batman" Dario

 

              SERVIÇO:

     MMA SUPER HEROES

Quando: 13 de julho de 2013. Sábado, às 18h30

Onde: Local - Ginásio do CEIL,  Louveira – São Paulo.

R. Prof. Leoni Bertolini, 397 – Parque Brasil (Santo Antônio)

Capacidade: 3.200 lugares

Duração: Aproximadamente 5 horas

Abertura dos portões: 17h00

Classificação etária: 14 anos. (acompanhados dos pais ou responsáveis legais). 14 anos em diante: permitida a entrada (desacompanhados).

Maiores informações: https://www.facebook.com/MmaSuperHeroes ou 11 2063-2754