Obras | 01/10/2013

Conclusão da ETE está prevista para o primeiro trimestre de 2014

Foto: Jasso / PML

Recentemente a Administração Municipal autorizou a construção do laboratório de do prédio administrativo da Estação de Tratamento de Esgoto do Capivari. O anexo com os dois prédios é a última entrave para o funcionamento da ETE, que será inaugurada no primeiro trimestre de 2014.

Sua estrutura completa foi projetada em duas fases. A primeira já está quase pronta e terá capacidade para tratar o esgoto de 44 mil habitantes. Ou seja, potencial para efetuar o saneamento básico de 100% da população da cidade.

A segunda etapa consiste em uma possível ampliação, com capacidade para sanear o esgoto de mais 33 mil habitantes.

Para o prefeito Junior Finamore, o investimento em saneamento básico é essencial porque reflete na saúde da população. “Estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que a cada real investido em saneamento básico, o poder público economiza de R$ 4 a R$ 5 na Saúde, já que uma boa estrutura de saneamento evita que o esgoto doméstico corra livremente pelas ruas e contamine o solo, as águas, pessoas e animais”, disse. “Com estes investimentos conseguiremos evitar diversos tipos de doenças e a proliferação de insetos”.