Obras | 31/07/2014
Começa instalação do medidor de vazão na nova Estação de Tratamento de Água
Mais uma estrutura está sendo erguida na nova Estação de Tratamento de Água de Louveira. Trata-se do local onde será implantada a calha pashall, que é uma espécie de medidor contínuo de vazão para mistura rápida, no caso, vai misturar o sulfato na água bruta. Para instalação deste equipamento, atualmente a equipe está efetuando a montagem do escoramento de vigas, lajes e paredes. Em seguida será a vez da marquise e colocação do guarda-corpo.
Acompanhando o ritmo acelerado da obra, o tanque de lodo também entrou em etapa de finalização e acabamentos internos, assim como o prédio onde funcionará o laboratório e toda a parte administrativa, que está na fase de cobertura. Na sala dos painéis, a alvenaria está finalizada e teve início a instalação da parte elétrica e hidráulica.
A nova ETA terá capacidade nominal para tratar 200 litros de água por segundo, quantidade suficiente para atender a demanda da população louveirense pelos próximos 15 anos. A obra é uma das principais ações da Administração Municipal para solucionar a questão do tratamento e abastecimento de água em Louveira.
Funcionamento
A ETA foi dimensionada como sendo uma estação de tratamento de água do tipo convencional de ciclo completo - com processos de coagulação, floculação, sedimentação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção final de PH (acidez) para evitar a corrosão das tubulações.
A água bruta será captada em uma caixa de chegada com dimensões de 2,20 metros de largura, 1,20 metros de comprimento e 2,40 metros de altura (elevatória de água bruta), e passará pelo processo de retirada de areia da água bruta. Depois será bombeada através de uma adutora de 400 mm para os módulos de floculação e decantação, e em seguida segue para o sistema de filtração para, enfim, chegar ao reservatório final.