Obras | 31/07/2014

Começa instalação do medidor de vazão na nova Estação de Tratamento de Água

medidor

 

Mais uma estrutura está sendo erguida na nova Estação de Tratamento de Água de Louveira. Trata-se do local onde será implantada a calha pashall, que é uma espécie de medidor contínuo de vazão para mistura rápida, no caso, vai misturar o sulfato na água bruta.  Para instalação deste equipamento, atualmente a equipe está efetuando a montagem do escoramento de vigas, lajes e paredes. Em seguida será a vez da marquise e colocação do guarda-corpo.

Acompanhando o ritmo acelerado da obra, o tanque de lodo também entrou em etapa de finalização e acabamentos internos, assim como o prédio onde funcionará o laboratório e toda a parte administrativa,  que  está na fase de cobertura. Na sala dos painéis, a alvenaria está finalizada e teve início a instalação da parte elétrica e hidráulica.

A nova ETA terá capacidade nominal para tratar 200 litros de água por segundo, quantidade suficiente para atender a demanda da população louveirense pelos próximos 15 anos. A obra é uma das principais ações da Administração Municipal para solucionar a questão do tratamento e abastecimento de água em Louveira.

 

Funcionamento

 

A ETA foi dimensionada como sendo uma estação de tratamento de água do tipo convencional de ciclo completo - com processos de coagulação, floculação, sedimentação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção final de PH (acidez) para evitar a corrosão das tubulações.

A água bruta será captada em uma caixa de chegada com dimensões de 2,20 metros de largura, 1,20 metros de comprimento e 2,40 metros de altura (elevatória de água bruta), e passará pelo processo de retirada de areia da água bruta. Depois será bombeada através de uma adutora de 400 mm para os módulos de floculação e decantação, e em seguida segue para o sistema de filtração para, enfim, chegar ao reservatório final.