Assistência Social | 12/07/2023
Com sólidas políticas públicas, Louveira avança em ações sociais em 2023
A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Assistência Social, tem intensificado investimentos em ações sociais e programas de atendimento para a população, especialmente as famílias em situação de vulnerabilidade social, realizando uma série de ações no primeiro semestre de 2023.
“As ações realizadas no âmbito de assistência social geram impactos positivos de forma imediata nas famílias atendidas. Vamos continuar trabalhando e investindo nestes trabalhos, fazendo a diferença para muitos moradores”, afirma o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.
Algumas das iniciativas destacadas são o programa Programa Prato Cheio - Programa Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PMSAN), onde as famílias cadastradas recebem mensalmente uma cesta básica e um cartão alimentação no valor de R$ 200,00 (para famílias que possuem renda mensal de até 1/4 do salário mínimo por pessoa, ou seja, cerca de R$ 303,00) em créditos no cartão alimentação, que complementa o auxílio. E a Casa dos Conselhos, que inclui: Conselho Municipal de Assistência Social; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Este trabalho é essencial para a participação da sociedade civil, no qual é realizada a prestação de apoio e atendimento especializado para garantir todos os direitos e inclusão de cada um. Além disso, é um espaço para sugestões e demandas.
Louveira conta também com o CRAS e o CRES que têm um foco maior para as famílias da cidade, onde a família tem um papel muito importante na formação de cada indivíduo. Sendo assim, o desenvolvimento da sociedade como um todo passa, obrigatoriamente, por cuidados que se relacionam com a família. É exatamente por isso que a Prefeitura se preocupa com o núcleo familiar. A principal função do CRAS é criar esses espaços de troca e convivência para o fortalecimento de redes de apoio entre a população. E o CREAS existe para atender as pessoas que sofrem algum tipo de violência, seja mulher, criança, idoso, pessoa com deficiência ou adulto na perspectiva de facilitar a superação do ciclo de violência.
A cidade também oferece aulas de alfabetização e leitura para analfabetos idosos, com o objetivo de promover sua autonomia e facilitar sua interação com familiares, livros e outros conteúdos. Além disso, Louveira participa de programas como o Prefeito Amigo da Criança, o São Paulo pela Primeiríssima Infância e a Rede Ciranda de Combate à Violência, visando garantir os direitos das crianças, promover a primeira infância e combater a violência.
A Prefeitura de Louveira realiza diversas ações e programas para combater a desigualdade social, como a distribuição de absorventes, cozinha piloto e auxílio financeiro, além de promover encontros, palestras e atividades para fortalecer as identidades, potencialidades e apoio às vítimas de violência.
A cidade também participa de eventos, conferências e campanhas para conscientizar a população sobre temas como abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, violência contra idosos e segurança alimentar. Além disso, a Prefeitura busca parcerias com outros municípios e órgãos governamentais para promover políticas públicas e troca de conhecimentos.
No âmbito da Operação Inverno, a Prefeitura intensifica suas ações para acolher pessoas em situação de rua durante o período mais frio do ano, oferecendo abrigo, alimentação e atendimento por meio dos serviços da Rede Municipal de Proteção Social. A Operação Inverno é considerada uma medida emergencial e transitória, buscando ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade.
Por fim, a Prefeitura de Louveira promove eventos e viagens para promover a interação, convivência e qualidade de vida, como o Junho Violeta e a viagem para Monte Sião/MG destinada aos idosos do Centro de Convivência do Idoso.
Essas são algumas das principais ações e programas realizados pela Prefeitura de Louveira para promover o bem-estar, inclusão social e combate à desigualdade na cidade.