Água e Esgoto | 27/05/2024

Com os investimentos realizados em saneamento básico, Prefeitura vem reduzindo gradativamente o índice de perdas de água

Com os investimentos realizados em saneamento básico, novas tecnologias e implementações, a Prefeitura de Louveira vem reduzindo gradativamente o índice de perdas de água. Comparando 2020 com 2023, o índice caiu de 35,73% para os atuais 28,32%, sendo melhor que a média da região. Em andamento, a Prefeitura realiza ações de novas redes coletoras de esgoto, biodigestores na zona rural, impermeabilização de reservatório, além de ações contínuas de monitoramento, manutenções preventivas, corretivas e ampliação da tarifa social de água e esgoto.

De acordo com o gráfico (veja na imagem), o índice de perdas em 2020 era de 35,73%, caindo para 33,83% em 2021, 31,47% em 2022 e 28,32% em 2023. Essa melhoria é devido aos investimentos que a Prefeitura vem realizando em saneamento básico em Louveira. Para conferir um resumo do que foi feito no ano passado, clique aqui.

Em ação contínua, a Prefeitura utiliza um robô motorizado para serviços nas redes de água e esgoto. O robô é similar a um carro,  possui uma câmera de monitoramento e um sensor a laser que permite localizar imperfeições na tubulação, como trincas, vazamentos e obstruções. A utilização desse equipamento tem sido fundamental para identificar diversas ocorrências, tais como vazamentos, descartes clandestinos, obstruções, fissuras e etc.

A Prefeitura também ampliou em mais de 1000% o número de residências com tarifa social de água e esgoto nos últimos 3 anos. Este benefício é destinado para famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, gerando desconta no valor da conta.

Confira abaixo algumas das ações de saneamento em andamento:

Implantação de Rede de Esgoto no Residencial Primavera e região

A Prefeitura avança com a obra de implantação de rede coletora de esgoto no Residencial Primavera e regiões no entorno. Cerca de 7,2 km de redes foram assentadas até o momento, o que representa fisicamente 84% da obra. O condomínio Residencial Primavera utiliza soluções individuais para a destinação dos esgotos, e com o intuito de universalizar a coleta de esgotos, serão implantadas 8,5 km de rede na região.

Coletor de esgoto Ana Maria

A obra do coletor de esgoto no bairro Ana Maria tem o principal objetivo de eliminar a estação elevatória de esgoto existente, que atualmente gera frequentes manutenções e transtornos para a população ao redor. Foram executados aproximadamente 430 metros com diâmetro de 200 mm. A previsão de finalização do coletor é agosto de 2024, restando realizar 190 metros de rede coletora em tubo com diâmetro 150 mm e 40 ligações domiciliares. A obra ocorre na rua Guerino Furlan.

Impermeabilização dos Reservatórios Jardim Juliana a Popular IV

A Prefeitura avança com as obras de impermeabilização dos reservatórios do Jardim Juliana e do bairro Popular IV. São reservatórios que estão apresentando vazamentos e necessitam da reforma da impermeabilização, para melhorar a qualidade dos serviços prestados para a população, bem como contribuir para a redução do índice de perdas de água no município.

A obra atende cerca de 562 residências, que atualmente são diretamente abastecidas pelos dois reservatórios que serão impermeabilizados.

Na segunda quinzena de abril, foi finalizada a impermeabilização no reservatório Jardim Juliana e iniciou-se a impermeabilização no Reservatório Popular IV, o qual se encontra em aproximadamente 50% concluído. A impermeabilização adotada foi o de manta PVC nas paredes e Poliuretano vegetal nas lajes, com previsão de finalização em setembro de 2024.

Implantação de Biodigestores de esgoto em Áreas Rurais

As obras de implantação dos biodigestores já contam com 31 biodigestores implantados em propriedades rurais. Destes, 11 residências foram atendidas no bairro Cestarolli, 4 atendidas no bairro Engenho Seco, 3 residências no bairro Abadia, 5 residências atendidas no bairro Pau a Pique e 5 no bairro Monterrey. Essas residências anteriormente tinham soluções individuais precárias para o tratamento de esgoto. A iniciativa tem o objetivo de melhorar a gestão do esgoto nessas áreas. O projeto continua com a previsão de implantar mais 9 biodigestores até agosto de 2024. Essa expansão contribui para a sustentabilidade ambiental e o bem-estar das comunidades rurais.

Intensificação no abastecimento de água do bairro Monterrey

Com a finalidade de melhorar a prestação de serviço de abastecimento de água do bairro Monterrey, foi acrescentado mais três caminhões para o serviço de abastecimento do reservatório no mês de janeiro, totalizando 5 que abastecem o bairro diariamente e 1 de reserva.
O Monterrey vem passando por uma série de obras, manutenções e substituição para melhoria no abastecimento do bairro, além de uma equipe de reparo a disposição e intensificação do abastecimento dos reservatórios.

Os caminhões levam a água para o reservatório do bairro, que fica no ponto mais alto. A partir daí, por meio das redes construídas em 2021 e 2022, a água chega nas casas. Antes, não havia essa rede e o número de pessoas que eram atendidas era abaixo de 300. Para esta obra a Prefeitura investiu R$ 5.932.317,40. Hoje, a Prefeitura tem cadastrado 586 ligações de água, que consomem cerca de 450 mil litros de água por dia.

Em fase de captação de recursos para a viabilização, já existe projeto pronto para a contratação da obra da adutora, que abastecerá de forma definitiva o bairro. O orçamento está em R$ 18 milhões de reais com a execução de duas estações de bombeamento e 15 km de tubulação.