Educação | 08/12/2022

Com investimentos em capacitação, estrutura e programas pedagógicos, Louveira avança na qualidade educacional dos alunos da Rede

A Prefeitura de Louveira ampliou os investimentos na Educação com uma série de ações para professores e alunos. A cidade tem um dos melhores índices de Educação do País e diversas ações contribuem para que nossos estudantes tenham cada vez mais ferramentas para ampliar o conhecimento.  

Louveira conta com material didático baseado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo um dos primeiros municípios a adotar, disponibilizamos o período integral para os pais que optarem, alunos do berçário até a pré-escola, aulas de inglês para a fase 5, material Território da Leitura para o fundamental, uniformes completos com tênis, meia, papete, agenda, toalhinha, squeeze, diminuindo assim a lista de material para as famílias da cidade. 

“Avançamos na Educação para oferecer todo suporte aos pais e estudantes. Desde escolas em período integral para mães e pais que trabalham fora até materiais didáticos e uniformes, o que impacta diretamente no orçamento familiar. Louveira tem um dos melhores índices de Educação do País e vamos continuar investindo para avançar ainda mais”, disse o prefeito Estanislau Steck.

Pensando em diversificação nas aulas, muitos programas estão em andamento: Programa Horta, Programa Musicalização, Programa Tabarana, Programa Território da Leitura, que incentivam os alunos do 1º ao 5º ano ao hábito da leitura, o Proerd kids, sendo o primeiro ano na educação infantil do município, campanhas de arrecadação de tampinha de garrafa e de óleo para doação também foram implantadas. 

Já os professores da rede receberam um notebook para os trabalhos em sala de aula e, também, para a preparação do conteúdo. Além dos notebooks, foram entregues tablets as escolas da rede para o uso dos alunos.  

Outras ações são realizadas durante o ano para reforçar datas importantes, como o Coelho de Páscoa em todas as escolas, assim como o Papai Noel, passeio de trenzinho, passeios à fazenda, festas de Dia das Crianças, formaturas e premiações durante o ano. 

“Estamos melhorando cada vez mais o Ensino de Louveira, com a valorização de todos os profissionais e também com o investimento em ferramentas que ampliam ainda mais o conhecimento em salas de aula”, disse a Secretária de Educação, Luciane de Paula.

Temos avançados em outros recursos importantes também, seguem alguns:

- Plataforma digital louveira educa – com conteúdos específicos para aqueles períodos críticos da pandemia

- Entrega de tablets para todos os alunos do fundamental e da fase 5 infantil

- Chip de dados para professores e alunos – com o objetivo de ampliar acesso à internet

- Implantação de salas multimídias

- Entrega de 1 notebook para cada professor da rede municipal de ensino

- Material didático diferenciado adquirido da editora moderna para todos os alunos

- Implantação do programa “território da leitura” – um por aluno – com 4 livros paradidáticos

- Formação contínua de professores e profissionais da educação

- Retomada da semana da educação, com palestras, capacitações, atividades aos professores

- Programa musicalização e expressão nas escolas – com profissionais da área para auxílio no aprendizado e alfabetização

- Programa banda nas escolas

- Programa indo a escola contar histórias

- Núcleo pertenser – programa de inclusão com ações na área psicossocial, aos alunos da rede

- Ampliação de vagas para o cursinho pré-vestibular

-Projeto tabarana – conscientização sobre a importância do rio capivari e preservação do meio ambiente

- Programa horta – para estimular a alimentação saudável

- Programa arrecadação de óleo e lixo eletrônico

- Participações nas olimpíadas de matemática

- Programas de conscientização sobre o trânsito

- Programa combate as drogas – proerd e proerd kids em parceria com a polícia militar

- Inclusão no programa primeiríssima infância

- Olimpíada estudantil 2022

- Participações na prova do saresp – para avaliações da qualidade educacional

- Ampliação de vagas de creches – antes, apenas 1 berçário para atender 100 bebês – hoje, 7 berçários – com 465 novas vagas – total de 565 crianças atendidas de 6 meses a 1 ano e 11 meses.

- Reestruturação do processo de bolsa de estudos para mais transparência no processo de seleção – 520 bolsas ensino superior e 119 para ensino técnico.

- 140 colaboradores contratados para auxílio aos alunos pcd´s e apoio escolar

- Contratação de mais professores – mais de 40 novos profissionais e mais de 95 estagiários para auxílio na educação, nas áreas de pedagogia, informática, nutrição e assistência social.

- Reestruturação do projeto escolas integrais

- Abertura de 30 novas salas de aula para cumprimento do plano municipal de educação

- Concurso público para 10 diretores de escolas

- Concurso para 10 professores de educação especial

- Processo de informatização das matrículas para 2023

- Processo em curso para municipalização do fundamental ii

- 100% dos alunos com transportes disponíveis – municipal, técnico, estadual, eja, pré-vestibular e universitário

- Aquisição de 2 vans para transporte dos alunos pcd´s

Na área da merenda escolar

- Cozinha piloto que atende todos os alunos da rede pública do município com aproximadamente 12.600 refeições diárias, sendo da rede estadual 4078 alunos e da rede municipal 7059 alunos.

- Aumento no número de profissionais: no início da gestão, 41 merendeiras e 2 nutricionistas; agora, 92 merendeiras e 5 nutricionistas.

- Em 2022: parceria na educação e desenvolvimento econômico – no auxílio e orientação aos agricultores de louveira para participar do programa agricultura familiar. Com essa ação conjunta foi possível a distribuição de frutas produzidas na cidade como caqui, figo e uva aos alunos da rede municipal e estadual.

E algumas obras, inclusive em andamento como:

- Projeto para implantação de uma nova escola no bairro ana maria (desapropriação concluída de terreno)

- Doação de um terreno para o estado construir uma escola de fundamental ii e ensino médio no ana maria

- Reforma da unidade ceci mundo maravilhoso.

- Reforma das unidades cecoin chapeuzinho vermelho, josé pereira dutra e emef odilon leite ferraz com início previsto para o final deste ano.

- Reforma e ampliação da unidade abadia (projeto em desenvolvimento) conclusão das obras de reforma e pintura do ceil centro

- Construção da emei vice-prefeito pedro miqueletto: projeto finalizado. Aguardando disponibilidade do terreno pelo governo do estado.

- Construção do complexo do monterrey: projeto finalizado. Em análise para algumas adequações.

- Escola luiz gonzaga: manutenção e adequação das instalações para abrigar o senar e futuro projeto do pet (programa educação para o trabalho – senac).

- Espaço juventude: reforma e adequações das instalações para atender a casa dos conselhos e cursinho preparatório pré-vestibular.