Educação | 04/10/2023

Com foco em sustentabilidade, alunos participam de oficina de papel reciclado nas escolas municipais

​A oficina, que faz parte das aulas de Arte para os alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil, é uma iniciativa que envolve Educação e Gestão Ambiental por meio do projeto Tabarana

Em uma importante ação voltada à educação ambiental dos alunos da rede municipal de ensino de Louveira, a Prefeitura deu início no mês de setembro às oficinas de papel reciclado, a ser realizada em todas as escolas, para os alunos de Ensino Fundamental e Educação Infantil, como atividade pedagógica das aulas de Arte.

As oficinas fazem parte do projeto de Educação Ambiental “Tabarana" e são realizadas por meio da parceria entre a Secretaria de Educação e Secretaria de Gestão Ambiental. O projeto surgiu em 2022 e visa despertar nas crianças práticas de sustentabilidade pessoal e coletiva.

Durante as aulas, os alunos recebem informações e orientações a respeito da separação correta dos resíduos sólidos orgânicos e recicláveis no contexto do ambiente escolar e de sua própria comunidade. Como matéria-prima de todo o processo de aprendizado, os alunos utilizam o papel que seria descartado nas escolas, e que está sendo recolhido e separado corretamente para ser reutilizado nas aulas.

Segundo o coordenador de Arte, o professor Rodrigo Chagas, o programa visa proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciarem na prática todas as etapas do processo de reciclagem. “O resultado está sendo fantástico; as crianças ficam encantadas com a possibilidade da produção de papéis com formas, cores e texturas diferentes", conta o professor.

O projeto segue até o final do mês de novembro. Para a conclusão, será realizada uma exposição coletiva de Arte com os objetos confeccionados a partir dos papéis produzidos pelos alunos.