Cultura & Eventos | 31/05/2023

Com entrada gratuita, Louveira recebe o espetáculo “Na Parede da Memória” no próximo sábado (03), às 19h

A apresentação acontece no Salão de Eventos da Secretaria de Cultura e Eventos e terá distribuição gratuita de ingressos uma hora antes da apresentação

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Cultura e Eventos, recebe no próximo sábado (03) o espetáculo “Na Parede da Memória”. Baseado no poema de Belchior, a peça conta a história de quatro amigos separados pelo tempo que se reencontram no antigo apartamento que era compartilhado entre eles, durante a divisão dos itens do imovel, o único desacordo é sobre o disco Alucinação, de Belchior, objeto reclamado por todos. A peça é promovida por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo), por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e percorrerá diversas cidades do estado de São Paulo.
“É uma ótima oportunidade para os louveirenses assistirem essa peça baseada em um música que encantou gerações”, convidou o Prefeito Estanislau Steck.
O espetáculo, que conta com acessibilidade em libras e roda de conversa no final da apresentação, acontece no próximo sábado (03) às 19h, no Salão de Eventos da Secretaria de Cultura e Eventos, localizado na Estrada Miguel Bossi, n° 130, Bairro Guembê. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do evento.
Segundo o diretor musical, Miguel Briamonte, o objetivo da peça é “discutir a atemporalidade da obra de Belchior, que traz muitas reflexões, além de muita potencialidade poética, para a construção de uma bela dramaturgia”. “Queríamos muito homenagear o cantor e retomamos esse desejo antigo”, complementa a atriz Glória Dinniz.

Sobre Belchior
Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes foi cantor, compositor, músico, produtor, artista plástico e professor brasileiro. Nasceu em Sobral, no Ceará, e se tornou um dos principais nomes da Música Popular Brasileira.
Seus maiores sucessos foram as canções "Apenas um Rapaz Latino-Americano", "Como Nossos Pais", "Mucuripe" e "Divina Comédia Humana". O álbum Alucinação, produzido em 1976, é considerado por vários críticos musicais como um dos mais revolucionários da história da MPB, além de marcar para sempre o cenário musical brasileiro.
“Como nossos pais” é uma das canções mais famosas de Belchior, eternizada na voz de Elis Regina. Outra música que marcou história e voltou a se destacar recentemente é  “Sujeito de sorte”, cujo trecho foi utilizado na canção AmarElo, de Emicida, com participação de Pabllo Vittar e Majur: “ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro!”.
Belchior faleceu em 2017, na cidade de Santa Cruz do Sul (RS), aos 70 anos de idade, em decorrência do rompimento de um aneurisma.

Direção: Paulo Merísio
Produção Artística: Oh! Glória e PachaManas Cultura
Assessoria de imprensa: ComTexto Comunicação

Data: 03/06/2023 (sábado), às 19h