Cidadão

Empresa

Servidor

Água e Esgoto | 05/06/2023

Com compromisso ao meio ambiente aliado a avanços em saneamento básico em Louveira, Prefeitura segue com obras por toda a cidade

Na Região Sudeste, a média de perda é de 38%, segundo o Instituto Trata Brasil; em Louveira, o índice é de 31% e vem caindo ano a ano

Com compromisso ao meio ambiente aliado a avanços em saneamento básico em Louveira, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Água e Esgoto, segue com obras por toda a cidade. As obras vão gerar benefícios como redução de perdas na distribuição de água, novas redes coletoras de esgoto e avanços no controle de distribuição de água. A perda na distribuição de água vem crescendo no Brasil, nos últimos anos, e Louveira está na contramão, felizmente, por conta dos investimentos realizados na cidade; na Região Sudeste, a média de perda é de 38%, segundo o Instituto Trata Brasil; em Louveira, o índice é de 31% e vem caindo ano a ano.

“Neste 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente, e ver o índice de 31% nos mostra que estamos no caminho certo. Esse número é devido aos investimentos realizados em modernização do sistema, substituição de redes por tubos mais modernos e seguros, a troca periódica de hidrômetros, a gestão das medições e a telemetria implantada para monitoramento. Vamos continuar investindo em tecnologia para manter a nossa rede moderna e monitorada, permitindo realizar qualquer manutenção rapidamente e reduzindo os prejuízos. Além disso, as ações garantem que os moradores sempre tenham água chegando em sua torneira e de boa qualidade”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Segundo o Instituto Trata Brasil, o índice de perdas na rede de água de Louveira está melhor do que a média do Brasil. A perda de água pode ocorrer por diversos motivos, por exemplo, por vazamentos, medição errada e até por ligações ilegais.

“Todos os investimentos em redução de perdas geram a garantia na qualidade e quantidade de água que chega nas casas. Além disso, é um fator importante para o controle do valor das tarifas, pois quanto menos água se desperdiça, mais barata é a conta. É importante também a população economizar água e denunciar os desperdícios, pois, em Louveira, cada gota importa”, disse o secretário de Água e Esgoto, Mateus Bento Batista Arantes.

Em andamento, a obra de setorização do Sistema de Abastecimento de Água no Reservatório Bandeirantes está em fase final. A setorização divide a distribuição de água em setores menores, facilitando o gerenciamento e o controle operacional do sistema de distribuição de água potável. Isso permite um controle maior da pressão da água e, consequentemente, reduz a quantidade de rompimentos de tubulações e vazamentos. 

Nos últimos meses, foram realizadas obras de extensões de rede de água e rede coletora de esgotos nas regiões do Jardim Vera Cruz, Pau a Pique e Estiva, totalizando aproximadamente 4,6 km de tubulações. O trabalho atinge as metas estabelecidas na Lei Federal nº 14.026 de 2020, que atualiza o marco regulatório do Saneamento Básico e prevê a universalização do acesso da população aos serviços básicos de água e esgoto.

Em janeiro, a Prefeitura iniciou as obras de rede coletora de esgoto para atender o Residencial Primavera e as regiões próximas. Ao todo, serão implantadas 8,2 km de rede em tubo PVC ocre. Cerca de 1.150 habitantes serão beneficiados com a obra. Até o momento, foram implantados cerca de 4 Km de tubulação. 

Conforme as obras avançarem e forem concluídas, a Prefeitura de Louveira vai divulgar no site oficial (louveira.sp.gov.br) e nas redes sociais.