Saúde | 14/06/2024

Com alta de casos no Estado, Prefeitura ressalta importância da vacinação contra a coqueluche

Louveira não tem registro de casos; a infecção respiratória bacteriana afeta principalmente bebês de até 1 ano de idade; a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Louveira, de segunda a sexta, das 8h às 15h

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Saúde, ressalta a importância da vacinação contra a coqueluche, uma infecção respiratória bacteriana que afeta principalmente bebês de até 1 ano de idade. A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Louveira, de segunda a sexta, das 8h às 15h. As doses são administradas aos 2, 4 e 6 meses, havendo 60 dias de intervalo entre as doses. Louveira não tem registro de casos.

No Estado de São Paulo, há uma alta de 768,7% nos casos de coqueluche comparando com o mesmo período do ano passado. Até junho, o Estado registrou 139 casos da doença. No ano passado, foram 16 registros até a mesma data. Não há nenhum caso de coqueluche em Louveira.

Considerada altamente contagiosa e com potencial transmissor ainda maior que o da Covid-19, a coqueluche é causada pela bactéria Borderella pertussis e tem como principais sintomas crises de tosse seca, febre baixa, corrimento nasal e mal-estar. A doença pode levar crianças ao quadro de insuficiência respiratória e até mesmo ir a óbito. Em caso de sintomas, procure atendimento médico o quanto antes possível.

A Prefeitura de Louveira conta com todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação nas UBS’s. A Secretaria de Saúde ressalta a importância de estar em dia com as vacinas, sendo um pilar essencial para evitar casos graves de diversas doenças.