Cidadão

Empresa

Servidor

Saúde | 17/05/2023

Com acolhimento e oportunidade, Prefeitura de Louveira, inaugura amanhã a Casa das Oficinas Acalanto

Através de trabalho intersetorial, o local tem o objetivo de gerar a reabilitação de pessoas atendidas por serviços de saúde mental para o mercado de trabalho

Com acolhimento e oportunidade, a Prefeitura de Louveira, inaugura amanhã, 18 de maio, o espaço Casa das Oficinas Acalanto, que através de trabalho intersetorial, tem o objetivo de gerar a reabilitação de pessoas atendidas por serviços de saúde mental para o mercado de trabalho. O espaço, recém revitalizado, é na antiga Casa do Bosque, localizado na Área de Lazer do Trabalhador. O Acalanto conta com uma equipe de profissionais especialistas em saúde mental, havendo psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistente social, e é parte do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), da Secretaria de Saúde. O local possui espaço para as oficinas e um consultório. 

“Através de acolhimento, atenção dedicada e com técnica de especialistas, a Casa das Oficinas Acalanto, vai ser a ponte das pessoas que passam por serviços de saúde mental para se integrarem no mercado de trabalho e sociedade. Vamos buscar parcerias com empresas para auxiliar na integração dessas pessoas, que possuem total capacidade e só precisam das oportunidades. O nome Acalanto significa acolhimento, e é isso que as pessoas vão encontrar neste espaço”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Além de proporcionar os meios para o mercado de trabalho, o espaço vai realizar oficinas de artesanato e gastronomia que podem ser fontes de renda para as pessoas atendidas, como por exemplo, oficinas de crochê, mosaico, cappuccino e amanteigados, que inclusive, estarão à venda nas feiras, eventos da cidade e na própria Casa Acalanto. Mais detalhes serão divulgados em breve.

Antes mesmo da inauguração, a Casa Acalanto esteve presente na 53° Festa da Uva e 9ª Expo, no qual as pessoas atendidas pelo CAPS serviram cappuccino caseiro feito por elas mesmas.  Cerca de 1000 pessoas experimentaram o café e rendeu uma série de comentários positivos.

“Todas essas pessoas têm muita capacidade para se desenvolverem e crescerem no mercado de trabalho, e a Casa Acalanto foi criada para isso, para ser a ponte que vai levar elas para a oportunidade que precisam. Nossa equipe de especialistas está preparada para dar todo o suporte necessário. As pessoas atendidas no CAPS, após receberem a atenção necessária, poderão ser direcionadas para este espaço, que vai promover a inclusão social”, disse a secretária de Saúde, Marcia Bevilacqua.