Governo | 09/11/2023

Cidades Excelentes: Louveira se mantém como 2ª melhor cidade em Sustentabilidade na Região de Jundiaí

A atualização do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) mantém Louveira em posição de destaque nos indicadores de Sustentabilidade; além de ser a 2ª melhor cidade da Região Metropolitana de Campinas (RMJ), Louveira está na 6ª posição quando comparada aos municípios da Região Metropolitana de Campinas

A intensa agenda de ações que compõem a gestão ambiental de Louveira resultou no apontamento da cidade como uma das melhores na categoria Sustentabilidade pelo índice de Cidades Excelentes. O IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila) avalia os indicadores de mais de 5,5 mil municípios brasileiros e coloca Louveira como a 2ª melhor entre as 7 cidades da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) e como 6ª melhor cidade quando comparada aos 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas.

Com aproximadamente 2/3 de área verde, Louveira mescla capacidade industrial e logística com suas características naturais, com parte de sua economia também na produção rural, em especial, a fruticultura. E no sentido de administrar de forma equilibrada essa realidade, a Prefeitura atua com sólidas políticas de sustentabilidade, que tem foi consideravelmente ampliado neste ano.

Por meio de Secretaria de Gestão Ambiental, além das ações rotineiras de plantio e replantio, até mesmo realizadas em parceria com as empresas da cidade, a Prefeitura tem ampliado as ações nos últimos dois anos e meio. O Tabarana é um importante projeto ambiental desenvolvido pela atual administração que tem fortalecido a educação ambiental por meio de cursos para a população e programas socioeducativos para os alunos da rede municipal de ensino, realizados no Centro Educacional Tabarana, nas escolas e também em ações externas nas áreas verde e parques da cidade.

O novo projeto Tabaecobag de sacolas sustentáveis também tem se desatacado não apenas na cidade, mas em toda região. Desenvolvido em parceria com o Fundo Social, as sacolas são confeccionadas a partir de lonas e são distribuídas à população nos eventos públicos mediante doação de 1 litro de leite, que é então distribuído pelo Fundo Social às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Mas são muitas as ações. Na agricultura, por meio do Programa de Pagamentos por Serviços, a Prefeitura oferece subsídios para os agricultores que cumprem serviços de preservação ambiental. A Prefeitura também tem investido na melhoria e ampliação do saneamento, no Programa de Coleta Seletiva, entre outras.

Todas as ações desenvolvidas pela Prefeitura são parte do maior plano de ações realizados em Louveira. Nos últimos dois anos e meio a Prefeitura investiu R$ 1 bilhão em mais de 190 ações, obras e programas, incluindo o término de obras iniciadas antes de 2021. (SAIBA MAIS)

Para a categoria Sustentabilidade, o IGMA considera como indicadores a Arborização urbana, o Atendimento à coleta seletiva urbana, Recuperação de materiais recicláveis, Perdas na distribuição de água, Percentual de veículos com baixa emissão de poluentes, Concentração de focos de calor, Emissão de gases de efeito estufa por habitante, Gestão de riscos e desastres, Impacto ambiental, Consumo médio de água e Segurança Hídrica. Os índices serão utilizados para o Prêmio Cidades Excelentes, promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação.