Água e Esgoto | 06/11/2014

Cidades do aglomerado se articulam para atenuar falta de água

sae

Integrantes das secretarias de água, esgoto e meio ambiente das sete cidades do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ) se encontraram em Louveira, na manhã de sexta-feira (31 de novembro), para articular ações conjuntas visando reduzir os efeitos da crise hídrica na região e aumentar a oferta por recursos hídricos para os próximos anos.

Durante a reunião, que contou com a participação do prefeito de Louveira, Junior Finamore, as autoridades expressaram as ações executadas por cada cidade durante o período de estiagem e decidiram agir em conjunto para requisitar auxílio do Governo do Estado e do Comitê PCJ, que gerencia os recursos hídricos das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

“Estamos trabalhando forte para amenizar os efeitos da estiagem em Louveira. O Córrego Fetá está com vazão muito baixa, mas conquistamos recentemente a outorga para captar água do Rainha para compensar uma parte”, disse o prefeito Junior Finamore. “No entanto”, continua, “estamos analisando novas fontes de abastecimento e também planejamos construir nove novos reservatórios para equalizar a distribuição”.

Os requerimentos serão encaminhados por dois ofícios, um para cada órgão. Na solicitação destinada ao PCJ, as cidades vão pedir agilidade na liberação de outorgas para retirada de água dos rios e mananciais que drenam os sistemas de distribuição regionais. Já a carta ao Governo Estadual será intermediada pelo Conselho Deliberativo do AUJ e, nela, constarão informações sobre demanda e oferta de água atuais e futuras, tendo em vista conquistar melhorias estruturais para a região nesta área.

Para o secretário de Água e Esgoto de Louveira, Sinésio Scarabello, o momento é de “solicitações para equacionar a distribuição de recursos das bacias pelas regiões”. Já segundo o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Urbano de Itupeva, Osmar Tozi, “o objetivo é ter maior eficiência no abastecimento em períodos de estiagem e prever o aumento da  demanda de água gerada pelo crescimento da região para se evitar novas ‘surpresas’”, concluiu.

A próxima reunião do grupo está marcada para em torno de duas semanas. Participaram deste encontro também os funcionários da SAE de Louveira, Veronica Sabatino e Mariane Silva; o Diretor de Mananciais do DAE de Jundiaí, Aray Jorge Martinho; o engenheiro e a arquiteta da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Itupeva, Wilke Lucena e Márcia Paes; o representante da Sabesp, André Sotero; e o secretário de Meio Ambiente de Várzea Paulista, João José de Lima.